Funções e Emprego dos Graduados

ESTATUTO BM/PM. Notas de responsabilidade do Cap Tadeu

Funções e Emprego dos Graduados
Funções

 Funções e Emprego dos Graduados 

Art. 45 - Os graduados auxiliam e complementam as atividades dos Oficiais no emprego de meios, na instrução e na administração da Unidade, devendo ser empregados na supervisão da execução das atividades inerentes à missão institucional da Polícia Militar.

Parágrafo Único - No exercício das suas atividades profissionais e no comando de subordinados, os Subtenentes, 1º Sargentos e Cabos deverão impor-se pela capacidade técnico-profissional, pelo exemplo e pela lealdade, incumbindo-lhes assegurar a observância minuciosa e ininterrupta das ordens, das regras de serviço e das normas operativas, pelos Praças que lhes estiverem diretamente subordinados, bem como a manutenção da coesão e do moral da tropa, em todas as circunstâncias.
 
Nota: O papel dos graduados é o de auxiliar e complementar as atividades dos oficiais na supervisão da execução das atividades da PM e no emprego dos meios, na instrução e na administração da unidade PM. 
É papel, ainda, dos graduados, a supervisão e comando de subordinados na execução das atividades próprias da PM. 
Sendo assim, os graduados podem ser empregados na execução do Policiamento Ostensivo a pé, se for na supervisão e comando de subordinados, ainda que seja em um determinado espaço territorial sob seu comando ou supervisão.
Não pode o graduado ser empregado em dupla de PO a Pé, mas pode comandar fração de tropa no PO a Pé, ou na supervisão de dupla de PO a Pé. 
Durante essa supervisão ou comando, os graduados têm obrigação de executar qualquer ação que vise a manutenção da ordem pública, assim como, também, os oficiais.

Art. 46 - Os soldados poderão, excepcional e temporariamente, exercer o comando de fração de tropa em locais e situações que assim o exijam.

Nota: Pela importância do Graduado, a formação deve ser uma prioridade na Corporação PM/BM.

CAPITÃO TADEU 
(71) 99200-0141 - 99974-7463