Respeito a luta sindical e acredito nas tentativas feitas pelos presidentes das representações classistas e sindicais... Mas não acredito que esse governo (da Bahia em específico e também dos outros 26 Entes federados) venham a ceder, se há um órgão vinculado ao executivo e que não funciona são as PC's ... Incrível como insistem em fazer mais do mesmo, com algo que já está posto e demonstrado que não funciona e quão ineficiente este modelo ainda é.
Fato é que estamos em boa parte em desvio de função, os gestores não conhecem sobre o trato público, não sabem sequer quem são os servidores que atuam nas unidades policiais, não sabem quais habilidades estes têm e como estas seriam melhor utilizadas e aproveitadas em seus próprios conhecimentos e, principalmente, no próprio labor policial. Hoje vejo claro como água límpida que estamos no pior dos empregos do país, fazemos de um tudo, pois somos depósitos de cacarecos, carros velhos, armas e drogas. Fazemos custódia, transporte de presos e segurança, só não desenvolvemos o nosso labor originário.
Tudo isso apoiado pelo governo, ao qual estamos vinculados e que inclusive é a nossa chefia maior, porém estes não se informam e desconhecem absolutamente as demandas da base multidisciplinar, as quais estão presas e represadas em suas próprias habilidades e que não podem ser utilizadas a bem da própria população por força institucional da má gestão, isso fomentado obviamente por delegados que são os responsáveis maiores por terem afundado às polícias de todos os entes federativos quando focaram em criar uma casta interna e separaram-se do meio policial investigativo, encantando a base com um discurso falacioso de serem estes pertencentes às carreiras diversas das policiais.
A PC já se encontra morta e irrecuperável, principalmente pelo excesso de estímulo negativos que recebemos ao longo desses mais de 20 anos, não temos respeito, mérito e remunerações compatíveis, somos os responsáveis reais pelo andamentos internos e externos dos feitos processuais e os únicos que recebem as agraciações é os louros da premiação são apenas àqueles que pouco ou nada contribuem para a melhoria do serviço de segurança pública, estes são os mesmos péssimos gestores da atualidade com certificação ISO 9001.
Arrependo de ter vindo para a PC e graças a Deus ainda tenho forças para tentar sair dessa massa falida, se pudesse voltar no tempo teria optado pela PM, a qual está a anos-luz da moribunda e não tão gloriosa força pública civil.
Fábio Menezes IPC
(CICOM/Vitória da Conquista-Ba)