A Patrulha Solidária do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO) lançou, na manhã esta segunda-feira (9), a campanha 'Dignidade Feminina é a Regra', com o objetivo de arrecadar produtos de higiene feminina para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social de Vitória da Conquista e região.
De acordo com a coordenadora da unidade, tenente Maria Alice de Santana, a iniciativa vai arrecadar absorventes, sabonetes íntimos e outros itens utilizados em cuidados pessoais.
“É uma campanha relacionada a pobreza menstrual. É um assunto que tem sido muito debatido, ocorre muito com mulheres que vivem em extrema vulnerabilidade social, muitas não têm condições de adquirir absorventes e outros itens para higiene íntima”, explicou.
Serão montados kits com os donativos entregues para o público feminino. Na próxima quarta-feira (11), 15 mulheres cadastradas pela unidade receberão os itens e participarão de um dia de cuidados. A unidade também organiza uma live com profissionais de saúde para abordar o tema.
“A gente percebeu que, durante as ações, as mulheres sempre falam que não têm absorvente e pedem. É uma necessidade, há adolescentes que vivem esse drama e as mães falam que não têm dinheiro para comprar”, falou Maria Alice.
Segundo o coronel Ivanildo da Silva, comandante do CPRSO, os itens podem ser levados a qualquer uma das unidades policiais.
Mais vulneráveis aquecidos
A Patrulha Solidária também entregou 500 cobertores e mais de meia tonelada de alimentos para a população em situação de vulnerabilidade de Vitória da Conquista, Poções, Guanambi e Itapetinga. As doações aconteceram neste sábado (7).
Famílias dos bairros Morada Nova, Bruno Barcelar, Pedrinhas e Nossa Senhora Aparecida, além do projeto Todos Nós, do Centro de Recuperação Cotefave, da Pastoral do Menor e do Grupo Coletivo Finas com o público LGBTQI+ foram beneficiadas com a distribuição de 500 mantas, 470 quilos de alimentos e 350 cestas de mantimentos. Os cobertores foram doados por voluntários amigos da unidade.