O novo Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Paulo Coutinho, editou uma nova resolução proibindo fotos de policiais fardados nas redes sociais, a Portaria, publicada na última sexta-feira (26/02).
O texto afirma que "tem sido observado com grande frequência que militares vêm utilizando as mídias sociais para veicular fotos ou vídeos nos quais aparecem uniformizados, ou não, com posturas impróprias, e em circunstâncias que, além da própria honra e da sua imagem, depõem contra a imagem e os valores institucionais".
A Portaria ainda considera que a postagem de imagens com exposição de uniformes "em condições que remetem a valores socialmente recriminados, à apologia de condutas ilícitas, à sensualidade corporal, bem como a questões e fatos de natureza interna, constituem práticas que, além de contrariarem o pundonor militar, devem ser repelidas por todos os integrantes da Corporação".
O texto acrescenta que os militares expõem a imagem institucional com tais publicações, não sendo possível "dissociar a imagem da pessoa de um militar uniformizado da imagem institucional". Quem descumprir a portaria estará sujeito às sanções disciplinares pertinentes. Não são especificadas, contudo, quais seriam tais punições. A regra entrou em vigor a partir da publicação. A assessoria de comunicação da PM, não se pronunciou até a publicação da matéria.
Policial blogueira gata’ e Amado Cigano atingidos por Portaria da Polícia Militar, tem fotos excluídas
A medida, atinge em cheio os “policiais blogueiros e artistas”, a exemplo de Flora Machado, Amado Cigano e até mesmo o Coronel Humberto Sturaro, que está na reserva. Os dois primeiros, por exemplo, já excluíram fotos e vídeos em que, supostamente, estariam em desacordo com os padrões da instituição.
Com mais de 340 mil seguidores no Instagram, a soldado Flora é um fenômeno nas redes sociais e costuma postar fotos exibindo os atributos peculiares, além de fazer ensaios sensuais. Cada postagem ultrapassa os dois mil comentários, alcance que nem o perfil oficial da própria PM.
Depois da Portaria o perfil da “policial blogueira gata”, não tem mais nenhuma foto fardada. Porém, em uma pesquisa mais minuciosa, foram localizados registros em situação comum em outros perfis do Instagram.
O Soldado Ferreira, o “Amado Batista”, também deletou imagens, inclusive o histórico vídeo em que aparece cantando em um bar no bairro de Itapuã. O registro feito por uma fã viralizou nas redes sociais e virou notícia nos principais veículos de comunicação do país
O ‘rondespiano’ Cel Humberto Sturaro, que é taxado na corporação como “blogueirinho”, mesmo na reserva, também foi atingido pelas medidas. Porém, em seu perfil oficial não foram verificadas publicações que estariam em desacordo com as novas normas.
A Portaria, divulgada pela Polícia Militar da Bahia, dispõe sobre a exposição da imagem institucional da corporação por militares em mídias sociais. O documento assinado pelo comandante-geral, coronel Paulo Coutinho, afirma que com frequência integrantes da PM veiculam fotos ou vídeos uniformizados e com “posturas impróprias, e em circunstâncias que, além da própria honra e da sua imagem, depõem contra a imagem e os valores institucionais”.
A Portaria da PM fala que a “apologia de condutas ilícitas” e a “sensualidade corporal, bem como a questões e fatos de natureza interna, constituem práticas que, além de contrariarem o pundonor militar, devem ser repelidas por todos os integrantes da Corporação”. Ainda conforme o relatório, a atitude impacta “negativamente” em toda classe e “não é possível dissociar a imagem da pessoa de um militar uniformizado da imagem institucional”.
Por fim, o Comandante-Geral determina, a partir de 26 de fevereiro, data da publicação da Portaria, que “ficam vedadas as práticas acima descritas, ficando o militar sujeito às sanções disciplinares pertinentes”. o perfil oficial da própria PM atingido pela portaria da PM; teve fotos excluídas).
Ascom