As atitudes reiteradas do STF, em especial do ministro Alexandre de Morais, é sem sombra de dúvidas, um afronto ao estado democrático de direito. Sabe aquela situação que o opositor vai testando o limite de onde pode ir? Pois é, justamente este "brinquedo", que está fazendo o citado ministro.
A questão relevante é: por que o ministro está fazendo isto? Será porque ele gosta de afrontar o executivo? Será porque ele quer demonstrar que não tem medo do executivo? Será porque ele é realmente um paladino da justiça? Nada disso, Alexandre de Morais age desta forma, porque ele os demais ministros do supremo fazem parte de um sistema que começa a se desintegrar, por conta da gestão Bolsonaro. O STF é um "aconchego" de juristas apadrinhados de algum ex-presidente, repito, isto é fato. No ato da nomeação, argui-se "notório saber jurídico", o qual na prática é questionado em apenas duas perguntas pelos senadores: - vai mexer com os nossos processos de corrupção, de desvio de dinheiro, etc? Dada a resposta, obviamente, negativa, segue o segundo questionamento. Promete não dar andamento nos processos que nós solicitarmos? E lógico que o futuro "propedeuta de toga curta", acata o quanto inquisitado, e naquele momento firma-se um pacto de longevidade eterna.
Eis que surge na cadeira presidencial um ex-militar, que verbaliza tudo que vem a sua boca, sem o mínimo de escrúpulo, sem a "dose certa" da política, e sem a aparente minima estratégia, começa a mudar tudo...
Pois é, basta um pouco de verdade, um pouco de sinceridade, que vemos nitidamente o que está acontecendo no Brasil, e digo mais, já podemos mesmo sem ser nenhum cientista político, antever o que está por vir...
Dia 07 de setembro próximo, para alguns, é tão somente um feriado de independência do Brasil, mas com certeza para grande maioria da população brasileira, vai ser um dia de mostrar e registrar a imprensa nacional e internacional, e aos poderes públicos, que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. Que o Brasil está acima de tudo e Deus acima de todos!
Bel Luiz Carlos Ferreira