Abandono, maus tratos físicos e negligência com os cuidados básicos de higiene e saúde são os tipos mais comuns de violência contra o idoso, segundo dados do Ministério da Saúde. Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o problema e punir as pessoas que praticam esses crimes, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (DEATI), lançou, nesta quinta-feira (16), a “OPERAÇÃO RAÍZES”.
A ação, começou no dia 16 de setembro e vai até 1º de outubro, conta com a participação de equipes dos Departamentos de Polícia Metropolitana (DEPOM), de Polícia do Interior (DEPIN), de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento Médico da Polícia Civil (DEMEP).
Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no prédio onde funciona a DEATI, nos Barris, um ciclo de palestras será realizado pelo DEMEP, que também prestará atendimento médico e acolhimento psicológico aos idosos e seus familiares.
Além de cumprir mandados de prisão e medidas de proteção vinculadas a crimes contra a pessoa idosa, a Operação Raízes vai arrecadar fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal, que serão doados em lares de acolhimento, no dia 1º de outubro. Os produtos podem ser arrecadados até o dia 30 de setembro, na sede do DEMEP, que funciona na Rua da Alegria dos Barris, atrás do Prédio Sede da Polícia Civil.
De acordo com a delegada Heleneci Nascimento, titular da DEATI, a Operação Raízes vai intensificar o trabalho já realizado pela especializada. “Estamos ainda mais preparados para receber os idosos, vítimas de diversas formas de violência. Palestras, oficinas socioeducativas e visitas técnicas em instituições de longa permanência também serão realizadas por nossa equipe durante a ação”, destacou a delegada.
O DEMEP não só vai funcionar como posto de coleta para os donativos, como também vai disponibilizar na delegacia enfermeiros para análise de frequência cardíaca, oximetria, saturação, temperatura e aferição de pressão arterial dos idosos. “Atividades de pilates solo, como alongamento e relaxamento, também serão realizadas por uma equipe de fisioterapia”, acrescentou o diretor do Departamento Médico da Polícia Civil, Gessé de Souza Silva.
“Estaremos prontos para atender situações de mobilização emocional muito intensa, podendo haver o transporte do idoso para uma unidade de saúde. Se algum deles apresentar sintomas da Covid-19, vamos fazer a testagem”, ressaltou o diretor do DEMEP.
A Raízes integra o calendário anual de operações da Instituição. “Além do atendimento presencial na delegacia, também recebemos denúncias por meio do telefone 3117-6080, que funciona 24 horas”, ressaltou Heleneci.
Fonte: Ascom/PCBA
CONFIRA VÍDEO DA DELEGADA GERAL