Na quarta-feira (03) faleceu vítima da Covid 19 o Investigador da Polícia Civil da Bahia Edvaldo Santana dos Santos, o mesmo encontrava-se internado no Hospital do Aeroporto em Lauro de Freitas.
Edvaldo, era o Chefe do SI - Setor de Investigação da 22ª Delegacia Territorial com Sede em Simões Filho.
"PARA CADA POLICIAL MORTO CADASTRO NOVO EM OUTRO",
A grosso modo temos evidências, que na Bahia tem morrido mais Policiais Civis, vítima do COVID-19, que os próprios Profissionais de Saúde, estes, que estão diretamente muito mais expostos ao risco de contaminação, devido a própria natureza da atividade laborativa. Acontece, que essas evidências têm revelado a situação caótica vivenciadas pelos Policiais Civis, que vão desde a falta de EPIs, bem como, a precarização dos locais de trabalho (delegacias de Polícia) para atendimento aos Cidadãos e Cidadãs, sendo esses locais, onde os Investigadores, Delegados e Escrivães desenvolvem as suas Atividades Laborais burocráticas.
Na Legislação Pátria, consta que os Policiais Civis integram o Grupo dos Servidores que exercem atividades "ESSENCIAIS", no entanto, esses Profissionais do Sistema de Segurança Pública e da Persecução Criminal NÃO SÃO PRIORIDADES para os Governantes (Federal e Estadual).
Nesse sentido, cabe salientar, que o Governo Federal no texto da Reforma da Previdência IGNOROU a PECULIARIDADE (Artigo 39 da CF) dos Policiais Civis, e assim NEGOU a ISONOMIA com os Militares das FFAA, inclusive deixou brechas para os Governos Estaduais corroborarem com o mesmo entendimento do novo texto da Carta Magna, dessa forma RETIROU DIREITOS IMPORTANTES dos Policiais Civis dos Estados.
Hoje morreu mais um Investigador de Polícia Civil, vítima do COVID-19, que também é Pai de Familia, filho, e possui pessoas que hoje dependem dele, mas para os Governantes da Bahia amanhã vida que segue! É como se nada tivesse acontecido, aqui fica o velho ditado da triste realidade do Sistema Policial brasileiro: "para cada Policial morto cadastro novo em outro", triste Bahia, triste Brasil.
Ruy Carvalho Filho - IPC/BA