Líderes de Classe da rede estadual de ensino de diversos municípios participam, entre os dias 10 e 12 de novembro, do Bahia Model United Nations (BaMUN), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador. A atividade promove uma simulação inspirada nas reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU). Os jovens terão a oportunidade de debater problemas globais, atuando como diplomatas de países no posicionamento oficial da delegação. A abertura acontece nesta quarta-feira (10), às 13h.
Para este encontro serão desenvolvidos quatro comitês: “O jogo de interesses: negociações da vacina contra o Covid-19” (OMS); “Guerra Civil Coreana” (Gabinete de Guerra); “A emergência climática global” (G20); e “Revolução Francesa: Assembleia Geral dos Três Estados (Comitê Histórico). A ação é promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Instituto DiploMUN, que desenvolve a atividade no Brasil. A iniciativa visa democratizar e ampliar o acesso às simulações da ONU e a diplomacia no ensino brasileiro, organizando e promovendo simulações presenciais e on-line para garantir a participação de estudantes dos mais diversos cenários socieconômicos. A ação já impacta 13 mil jovens de 25 estados do Brasil e 15 países do mundo.
A Harvard Model United Nations (HMUN) é a maior e mais prestigiada simulação da ONU do mundo. A HMUN conta com mais de quatro mil participantes de 50 países diferentes, que são selecionados através de um rigoroso processo de application. O evento acontece em Boston (Massachusetts) e reúne os jovens líderes mais promissores de todo o mundo para a discussão de problemas globais em mais de 30 comitês.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado