A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não deve ficar por muito tempo sem um titular. A pasta está sendo ocupada interinamente por Ary Pereira desde a última terça (15), após a exoneração de Maurício Barbosa. De acordo com informações da coluna Satélite, do jornal Correio, fontes ligadas à SSP apontam que o promotor Davi Gallo pode ser o escolhido do governador Rui Costa (PT) para a secretaria.
Gallo, que tem uma extensa carreira no Ministério Pública da Bahia (MP-BA), estaria disposto a sair do cargo e assumir o comando da Secretaria de Segurança Pública caso seja chamado. A escolha de Rui seria uma estratégia de fortalecer o Ministério Públcio e trazer independência à Secretaria da Segurança Pública, segundo a coluna. A publicação afirma que o governador acertará em cheio se nomear Davi Gallo como novo Secretário da Segurança.
Ao nomear Davi Gallo, Promotor com alta credibilidade entre a população, para a pasta, Rui dará um recado à sociedade: que não compactua com nada do que Maurício Barbosa, seu ex-Secretário, é acusado de fazer. Além disso, passará para o Ministério Público da Bahia (MP-BA) a mensagem de que está do lado da instituição.
Davi Gallo é o Promotor responsável por investigar as mortes do episódio conhecido como chacina do Cabula, na localidade da Vila Moisés, em 2015, quando 12 pessoas morreram durante operação policial. Ele afirmou que os agentes executaram as vítimas e não houve confronto.
Fonte: Coluna Satélite