As ‘Oficinas de Arte da Pinacoteca do Beiru para Crianças’ do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) voltam a ocorrer neste domingo (5), atendendo a pedidos do público. São duas turmas: uma das 15h às 16h e outra das 16h às 17h. A oficina é gratuita, e o uso de máscaras faciais é obrigatório. As oficinas são ministradas graças ao Programa de Residências Artísticas do MAM, que convidou a ‘Pinacoteca do Beiru’ para ocupar a Galeria 3 do museu. A próxima oficina está marcada para o dia 19 de dezembro e será última edição de 2021.
A coordenação da oficina é feita pelo artista visual Anderson AC e a produtora cultural e gestora da Pinacoteca, Juliana Freire. “Seguiremos no mesmo formato das outras oficinas, primeiro trabalhando com um conto tupi ou africano”, explica Juliana. Após a leitura, as crianças exercitam a criatividade e buscam traduzir em imagens o que foi absorvido na leitura da história. “Elas pintam de forma livre sob nossa atenção e acolhimento”, completa o artista Anderson AC, que ministra as oficinas sob a colaboração e orientação da estudante de Pedagogia Waldorf e coordenadora pedagógica da Pinacoteca do Beiru, Beatriz Batista.
A atividade ocorre na sala com cobertura da Galeria 3 do museu, espaço bastante ventilado por dispor de duas portas com 2,5 X 2,0 metros, uma voltada para o mar e outra para o Pátio do Flamboyant, possibilitando ampla ventilação. Segundo a coordenadora geral do MAM, Marília Gil, o distanciamento entre as crianças e o uso de máscaras são obrigatórios, assim como o uso de álcool-gel disponível. “O museu dispõe ainda de mais de 2.500 metros quadrados de áreas livres a céu aberto com ventilação permanente, além de totens com álcool e outros explicativos com os protocolos de saúde a serem obedecidos”, completa Marília.
Anderson AC relata que “a pintura é mais um modo de expressão para crianças, quando algumas delas inclusive ainda não estão com a expressão verbal completamente desenvolvida”. Os especialistas dizem que os desenhos e pinturas das crianças revelam muito do mundo interior e emocional delas. Além disso, segundo eles, pintar melhora a motricidade, a aprendizagem, aumenta a autoestima e é uma excelente ação relaxante e terapêutica.
Apinacotecatem sede no bairro do Beiru/Tancredo Neves (Rua Irmã Dulce, n°1-E, esquina com Rua Direta). Em 2021, a pinacoteca ganhou apoio da Lei Aldir Blanc Bahia, transformando o lugar em um centro de compartilhamento de saberes. O ateliê funciona em um imóvel de três andares. O lugar passou por reformas e hoje realiza atividades artísticas, de cidadania, lúdicas e de formação cultural.
Mais informações estão disponíveis nosite do MAM, nas redes sociais (instagram e facebook) ou no telefone (71) 3117-6132 (das 9h às 12h e das 13h às 15h). O museu funciona de segunda a domingo. A exposição em cartaz fica aberta das 13h às 17h.A Residência Artística e as Oficinas do MAMtambém são realizadas das 13h às 17. OCine MAM, Café Saladearte e Pátios externos, de 12h às 20h. O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
Fonte: Ascom/MAM