UNIVERSO JURÍDICO NOVO PRESIDENTE
Desembargador Nilson Castelo Branco toma posse no TJ-BA
A eleição ocorreu em sessão plenária no dia 17 de novembro de 2021.
15/02/2022 12h14
Por: Carlos Nascimento Fonte: ASCOM/TJBA

O desembargador Nilson Castelo Branco foi empossado presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), para o biênio 2022/2024, em cerimônia realizada na última sexta-feira (4/2), em formato semipresencial, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.

Durante a cerimônia, também tomaram posse a desembargadora Gardênia Pereira Duarte, que assumiu a vice-presidência; a desembargadora Márcia Borges Faria, segunda vice-presidente; o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, atual corregedor-geral da Justiça; e o desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, na função de corregedor das comarcas do interior. A eleição ocorreu em sessão plenária no dia 17 de novembro de 2021.

Em seu primeiro discurso como presidente, Castelo Branco destacou o papel do Judiciário como moderador de conflitos e falou sobre sua carreira jurídica. Além disso, apontou como metas para o biênio 2022/2024 a atuação no 1º grau de jurisdição, investimento em tecnologia da informação e a ampliação de cursos e seminários.

O desembargador ressaltou ainda a importância da atuação conjunta da Mesa Diretora do tribunal com desembargadores, juízes, servidores, associações de magistrados e sindicatos, além da manutenção da parceria com os três Poderes e com as instituições jurídicas. "O êxito da gestão depende da colaboração de todos", ressaltou Castelo Branco.

Antes disso, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, elogiou a trajetória de Castelo Branco e se ofereceu para ajudar a nova diretoria.

"Não tenho dúvidas de que o desembargador Nilson, oriundo da advocacia, magistrado de excelência, ao lado dos demais membros da Mesa Diretora, assume o cargo com muita ética, amor, transparência, espírito público e honra. Estarei no STJ à disposição e de mãos dadas aos membros da diretoria do TJ-BA", disse Martins.

Com informações da assessoria do TJ-BA.