METRÓPOLES JUSTA HOMENAGEM
Bahia de alma lavada: Avenida Adhemar de Barros agora é AVENIDA MILTON SANTOS
Coube ao vereador do PCdoB, Augusto Vasconcelos, a iniciativa tardia, mas acima de tudo louvável, a mudança do nome da Av. Adhemar de Barros - antigo governador paulista que se "notabilizou" como criador da expressão rouba mas faz - para Prof. Milton Santos.
27/02/2022 12h10
Por: Carlos Nascimento Fonte: Jorge Braga Barretto

O bairro de Ondina está de parabéns. Coube ao vereador do PCdoB, Augusto Vasconcelos, a iniciativa tardia, mas acima de tudo louvável, a mudança do nome da Av. Adhemar de Barros - antigo governador paulista que se "notabilizou" como criador da expressão rouba mas faz - para Prof. Milton Santos.

Para essa gente que nada fez pela Bahia e infesta ruas, avenidas e locais importantes com placas nada dignificantes, basta que o exemplo seja seguido por outros políticos comprometidos em zelar pelo bom nome da terra que foi berço da nossa Independência. É uma medida profilática, até porque nomes de ex-presidentes que se notabilizaram no período ditatorial com o envolvimento em torturas e assassinatos, e também ex-governadores que os apoiaram, carecem de idêntico tratamento.

Prof. Milton Santos era um intelectual multifacetado - professor, jornalista, geógrafo, escritor e cientista -, nascido em Brotas de Macaúbas, de origem humilde, negro, sendo um dos grandes nomes na renovação da geografia no Brasil. Quando aluno do inesquecível e querido Colégio de Aplicação, tive a felicidade de conhecê-lo nas vezes em que lecionava e proferia palestras na Faculdade de Filosofia da UFBa.

Méritos não lhe faltam para tão significativa e justa homenagem.

Jorge Braga Barretto

Contato: jbbarretto@gmail.com 

(*) Publicado no Jornal A Tarde, (Espaço do Leitor), edição de 27.02.2022.