ESPORTES SANÇÕES NO ESPORTE
Rússia sofre sanções no esporte e nas artes pela invasão à Ucrânia
COI retira Ordem Olímpica do presidente Vladimir Putin.
02/03/2022 10h52
Por: Carlos Nascimento Fonte: Agência Brasil

O Festival de Cannes, um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo, anunciou a suspensão de delegações oficiais russas na edição deste ano do evento, que ocorre entre 17 e 28 de maio, na cidade do Sul da França.

O comunicado da organização do evento também informou que, a menos que a guerra da Rússia contra a Ucrânia cesse, o festival não vai aceitar a presença de pessoas relacionadas ao governo russo.

A equipe do festival se solidarizou com o povo ucraniano e disse se unir a todos os que se opõem a esta situação “inaceitável” e que condenam a atitude da Rússia e de seus dirigentes de bombardear a Ucrânia.

SANÇÕES NO ESPORTE

Seguindo a onda de sanções impostas no mundo esportivo à Rússia, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou um pacote de punições para pressionar os russos a interromperem a campanha militar contra a Ucrânia.

Entre as medidas adotadas está a proibição da realização de competições em solo russo ou bielorusso (país que também sofreu punição por apoiar as ações bélicas). Também foi proibido o uso de bandeiras ou a execução dos hinos destes dois países nos eventos automobilísticos promovidos pela entidade.

Em relação à participação de equipes da Rússia e da Belarus em eventos da FIA, foi decidido que está proibida. Já os pilotos com estas nacionalidades poderão correr, mas sob a bandeira da FIA.


FUTEBOL

Rússia é excluída da Copa do Mundo e Uefa

Na última segunda, por exemplo, a Fifa e a Uefa decidiram suspender a seleção russa e todos os clubes de futebol do país de participarem de qualquer competição organizada por elas, inclusive a próxima Copa do Mundo, que será disputada este ano no Catar.

COI

Já o conselho executivo do COI (Comitê Olímpico Internacional) recomendou que as federações esportivas internacionais proíbam atletas e autoridades russas e bielorrussas de competirem em seus eventos.

COI retira Ordem Olímpica do presidente Vladimir Putin

Decisão foi anunciada em comunicado nesta segunda-feira. O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, 28, que retira a Ordem Olímpica do presidente russo, Vladimir Putin, em resposta à invasão da Ucrânia.

"O comitê executivo do COI, baseando-se nas circunstâncias e na situação e considerando a violação extremamente grave da Trégua Olímpica e outras violações da Carta Olímpica pelo governo russo no passado, tomou a decisão de retirar a Ordem Olímpica para todas as pessoas que hoje têm uma importante função no governo da Rússia", afirma a nota.

Fonte: Agência Brasil