O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil está pronto para enfrentar uma nova crise econômica caso a guerra na Ucrânia se estenda. “Nós estamos com o déficit zerado. Estamos prontos para outra briga. Se vier a 2ª Guerra Mundial, nós estamos prontos de novo”, disse o ministro, em cerimônia no Palácio do Planalto. A expressão foi obviamente um equívoco, pois o mundo já teve duas guerras com essa denominação no século 20.
Antes da gafe, o ministro disse que o Brasil estaria pronto para “qualquer guerra”. Afirmou que o governo tem o “protocolo de guerra preparado” para enfrentar os efeitos do conflito entre Rússia e Ucrânia sobre os preços, do petróleo, de fertilizantes e de produtos agropecuários como trigo, milho e soja. Guedes ainda disse que o Brasil está mais arrumado que o “pessoal lá fora”.
“Nós temos a PEC Emergencial, nós temos o botão de emergência, nós temos a exceção ao teto [de gastos], se for preciso. Nós estamos preparados para qualquer guerra. E nós temos um comandante que é determinado e uma equipe preparada para o combate”, afirmou o ministro.
Fonte: bnews.com.br/