Canudos é um município do estado da Bahia. Encontra-se inserido no Polígono das Secas e no vale do rio Vaza-Barris. O município possui uma área de 3.565,377 km² e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 16 832 habitantes.
Conforme Euclides da Cunha em sua obra Os Sertões (1902), o local era em 1876 uma fazenda às margens do rio Vaza-Barris “ocupada por população suspeita, ociosa e armada que fumava cachimbos de barro "de metro de extensão”, a partir tubos tirados da vegetação, canudos-de-pito, existente nas margens do rio. A Lei Estadual nº 4.405, de 25.02.1985, emancipa o vilarejo de Cocorobó do município de Euclides da Cunha. Aproveitando a fama do nome, o novo município foi batizado de Canudos (REFERÊNCIA A BATALHA DE CANUDOS).Em épocas de seca, é possível ver as ruínas da primeira Canudos
Um dos principais ícones do turismo histórico-cultural da Bahia, a cidade de Canudos, localizado no nordeste do Estado, guarda a história do maior conflito brasileiro do período republicano,a Guerra de Canudos.
Para saber mais sobre a guerra, turistas contam com o Parque Estadual de Canudos. O principal cenário da guerra guarda um roteiro de cinco quilômetros,com passagem por pontos estratégicos das batalhas do século XIX. No ponto mais alto do parque, tem lugar um marco pela Guerra de Canudos, onde está fincado um grande cruzeiro.
Outro ponto obrigatório para quem vai a Canudos é o Memorial Antônio Conselheiro, que fornece aos visitantes interessantes informações sobre a guerra. Lá estão expostas imagens e objetos achados por pesquisadores no Parque Estadual como munições, projéteis e fragmentos de granadas, dentre outros objetos da época, além de vestígios de ocupação pré-história na região de Canudos. Outras relíquias da guerra também são encontradas no pequeno Museu Histórico de Canudos.
Turistas podem desfrutar ainda do Mirante do Conselheiro e do pequeno balneário do açude Cocorobó, cujas águas encobrem as ruínas da extinta comunidade fundada pelo Conselheiro, em pleno sertão baiano.
Algumas edificações religiosas também compõem os atrativos da cidade, mas o destaque é a Igreja Matriz. O templo guarda uma imagem de Santo Antônio, datada do século XIX, possivelmente com origem na comunidade de Belo Monte – antiga Canudos.
Aproveitem Canudos! Sejam Bem-Vindos!
Pensando em oferecer aos turistas que visitarem Canudos melhor comodidade e informações ao chegarem a cidade, a Prefeitura de Canudos, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, desenvolveu o Guia Turístico - Canudos Bahia, um material completo que reúne informações importantes a respeito dos pontos turísticos do município, hotéis, bares e restaurantes. VIDE ABAIXO