UNIVERSO JURÍDICO SEMINÁRIO
"Falsas memórias: os desafios no sistema judicial
A discussão versa sobre noções estabelecidas a partir de desinformação, manipulação de versões com objetivos e interesses localizados. (CONFIRA VÍDEO)
01/04/2022 10h02
Por: Carlos Nascimento Fonte: TV ConJur

A TV ConJur transmitiu, na terça-feira (29/3), às 14 horas, o seminário online "FALSAS MEMÓRIAS: os desafios no sistema judicial".  A discussão versa sobre noções estabelecidas a partir de desinformação, manipulação de versões com objetivos e interesses localizados.

O evento teve a palestra da psicóloga portuguesa Laura Alho, doutora em Psicologia pela Universidade de Aveiro, mestre em Psicologia Forense, pós-graduada em Criminologia. Ela também tem diversas formações profissionais no âmbito da psicologia forense (vitimologia, profiling criminal, psicologia da justiça) e da investigação criminal.

A sua linha de investigação é a psicologia do testemunho, incidindo particularmente nas falsas memórias, nas entrevistas às testemunhas, nos perfis vitimológicos, na influência de estereótipos em contexto judicial e em fenômenos sociais com relevância forense, contando com parcerias internacionais. Laura tem colaborado com vários projetos de investigação e possui vasta produção científica publicada (artigos, capítulos e livros).

A abertura do evento foi feita pelo advogado Cristiano Zanin Martins, especialista em litígios decisivos e litígios transnacionais e responsável pela defesa do ex-presidente Lula na operação "lava jato".

Também participaram do seminário, como debatedoras, Valeska Teixeira Zanin Martins, advogada especialista em lawfare, litígios transnacionais e em Direito Empresarial, que também atua na defesa de Lula, e Graziella Ambrósio, advogada e psicóloga, doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo e mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

TV ConJur