POLÍTICA JANELA PARTIDÁRIA
TROCA-TROCA: FECHA HOJE JANELA PARTIDÁRIA.
Confira quem trocou de partido na Câmara e no Senado.
01/04/2022 18h50 Atualizada há 3 anos
Por: Carlos Nascimento Fonte: congressoemfoco

Os últimos dias foram intensos para as siglas e o motivo de tanto burburinho responde pelo nome de janela partidária. Essa espécie de portal que permite aos políticos com mandato trocarem de legenda sem o risco de perderem o cargo que ocupam foi aberto no último dia 3 de março e se fecha nesta sexta-feira, 1 de abril. De saldo, é possível esperar um Congresso um tanto diferente daquele com o qual iniciamos o ano.

Encerra-se nesta sexta-feira (1) o período para trocar de partido a tempo de se candidatar às eleições de outubro. A chamada janela partidária, iniciada em 3 de março, está provocando uma grande dança das cadeiras, modificando significativamente a composição da Câmara. No Senado, as mudanças são mais tímidas, até esta manhã, apenas quatro dos 81 senadores haviam oficializado a mudança de legenda. Todos de olho na disputa ao governo estadual. Como no caso dos deputados o mandato pertence à legenda, a janela se abre como oportunidade para integrantes da Câmara buscarem nova sigla sem correr o risco de perder a vaga por infidelidade partidária.

Até a noite de quinta-feira (30), ao menos 93 dos 513 deputados federais haviam confirmado a troca de partido, segundo levantamento do Congresso em Foco. O PL, do presidente Jair Bolsonaro, foi o maior beneficiado. Já é, de longe, a maior bancada da Câmara. Balanço parcial consolidado na manhã desta sexta (31) mostra que o partido de Bolsonaro soma 69 deputados, com mais de 20 novos integrantes. No início da atual legislatura, no começo de 2019, o PL ocupava 33 assentos e era apenas a sexta maior bancada da Casa. Ou seja, de lá para cá, mais que dobrou sua representação na Câmara.

Já o União Brasil, resultado da recente fusão entre PSL e DEM, é a legenda que mais acumula perdas. A ala bolsonarista do PSL acompanhou em peso o caminho partidário do chefe do Executivo. O União nasceu com 81 deputados. Hoje, conta com 52 e é a terceira maior bancada.

Enquanto isso o PT, partido do ex-presidente Lula, permanece na segunda posição, com 53 deputados. Para o levantamento, foram considerados registros oficiais da Câmara e listas encaminhadas pelos partidos e gabinetes. O resultado final da janela só conheceremos nas próximas horas, as últimas da janela partidária.

A repórter Sandy Mendes preparou uma lista com quem já oficializou a mudança de legenda

congressoemfoco

Balanço parcial das mudanças de sigla durante o período de 3 a 30 de março na Câmara e Senado: Clique nos links abaixo e veja a lista dos parlamentares que trocaram de partido durante a janela. 

DEPUTADOS e SENADORES que trocaram de partido na janela partidária