Nos dias 27 e 28 de abril de 2022 a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), através da Superintendência de Prevenção a Violência (SPREV), realizou o I Congresso Internacional de Segurança Pública da Bahia, e contou com um time de especialistas do Brasil, França, Itália e Portugal que discutiram as principais pautas em destaque no cenário da segurança pública brasileira, propondo algumas soluções
Participaram do primeiro dia de reunião o secretário da SSP, Ricardo Mandarino, o subsecretário da SSP, delegado Hélio Jorge Paixão, a superintendente da SPREV, major Denice Santiago, o subcomandante geral da PM, coronel Nilton César Espíndola, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins, a secretária da Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, Fabya Reis, a vice-presidente da OAB-BA, Cristiane Gurgel, o representante da Procuradoria Geral da Bahia, o Promotor de Justiça Luís Alberto Vasconcelos, além de outras autoridades.
Na oportunidade, o ex-secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, ministrou uma palestra sobre o tema "O modelo da Segurança Pública Brasileira e seus Impactos na Sociedade", e debateu sobre a importância da especialização e completude do trabalho que já é feito.
Houve ainda debates sobre "A cultura de paz e a ênfase na prevenção como medida de qualidade na segurança pública", o "Panorama mundial de política de drogas: balanço e desafios", e a "Análise criminal, Inteligência policial e tecnologias".
"Fico feliz em estar aqui hoje, participando deste seminário. É preciso compreender que temos uma constituição social e democrata, mas que algumas pessoas tentam derrubá-la e acabar com os direitos por ela conquistados. Você pode se perguntar, por exemplo, se a reforma trabalhista deu certo. Aumentou o número de empregos? Melhorou a vida dos empregados? Funcionou para os empresários? Evidente que não! Com isso, todo esse processo político recai sobre a segurança pública. Com o aumento da miséria, cresce a violência", refletiu o secretário Ricardo Mandarino.
De acordo com a superintendente de Prevenção à Violência, major Denice Santiago, o objetivo da iniciativa é refletir sobre o panorama da segurança pública no âmbito nacional, a fim de que as ideias apresentadas possam contribuir para humanizar ainda mais os atendimentos oferecidos à sociedade.
Fonte: ASCO
CONFIRA VÍDEOS DO EVENTO
I Congresso Internacional de Segurança Pública (dia 01 manhã)