A Operação Ronda Maria da Penha de Senhor do Bonfim atendeu, no período de um ano, 137 fiscalizações a mulheres com medida protetiva do município de Itiúba. A unidade, pertencente ao 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM) acolheu, nesse período, 25 vítimas de violência doméstica que residem no município.
De acordo com a comandante da ORMP, tenente Meire Alcântara, o acolhimento é considerado o primeiro contato.
"É o momento que conhecemos a vítima que tem medida protetiva e oferecemos o serviço da Ronda. Caso ela aceite, iniciamos as fiscalizações que são as visitas em dias e horários inesperados, justamente para saber se o agressor tem cumprido a medida", explicou a oficial.
Ainda conforme Alcântara, após serem acolhidas, as mulheres são encaminhadas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) onde recebem atendimento judicial, psicológico, entre outros.
“Também acontece do próprio CREAS falar do nosso trabalho para mulheres que não sabem como ter acesso aos serviços da Ronda”, finalizou a tenente.
Detalhes na cor lilás aplicados na caracterização da viatura, no brasão do colete e no braçal ajudam a identificar o efetivo que atua na Operação Ronda Maria da Penha e que pode ser acionado pela população a qualquer momento. Mas informações sobre casos de violência contra mulher também podem ser denunciadas pelo Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança, por meio do número 181.
Fonte: Ascom | Silvânia Nascimento