O governo de Jair Bolsonaro (PL) decidiu novamente trocar o presidente da Petrobras. Em nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia nesta 2ª feira (23.mai.2022), foi anunciado o convite a Caio Mario Paes de Andrade, atual secretário especial do ministro da Economia, Paulo Guedes.
“O Governo Federal, como acionista controlador da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, participa que decidiu promover alteração da Presidência da Empresa. O Governo consigna ao Presidente José Mauro os agradecimentos pelos resultados alcançados em sua gestão, frente a Petrobras. O Brasil vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais“
O Conselho de Administração da Petrobras ainda precisa aprovar a indicação do secretário especial de Guedes.
Se aceitar o convite, Andrade poderá ser o 4º presidente da estatal na gestão de Bolsonaro. José Mauro Coelho estava na presidência da Petrobras desde 14 de abril. Ele substituiu o general Joaquim Silva e Luna, demitido pelo chefe do Executivo em março, poucos dias depois do aumento de quase 25% no diesel e de quase 19% na gasolina nas refinarias.
Silva e Luna ficou menos de 1 ano no cargo –assumiu em 19 de abril de 2021. Na ocasião, a troca de comando, com a saída de Roberto Castello Branco, foi pelo mesmo motivo: os reajustes feitos pela empresa.
Nos 40 dias que ficou na presidência da estatal, Coelho demonstrou apoio à atual política de preços de combustíveis da companhia. Em seu perfil no LinkedIn, ele compartilhou um vídeo institucional da empresa que defende a manutenção do PPI (Preço de Paridade de Importação), principal fator para a escalada de preços do diesel e da gasolina.
Em outro momento, afirmou que a estatal “não é insensível à sociedade brasileira“. A declaração dada durante coletiva de imprensa no dia 6 de maio foi um comentário os apelos do presidente Jair Bolsonaro (PL) para que a Petrobras não aumente os combustíveis nas refinarias.
No dia 15 de maio, ao ser questionado sobre a possível troca no comandado da Petrobras, Bolsonaro disse que “Pergunta pro Sachsida”
Andrade é empreendedor em tecnologia de informação e mercado imobiliário e chegou a ser cotado para presidir a petrolífera anteriormente. No entanto, o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque escolheu Adriano Pires por ter experiência na área.
Íntegra da nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia em 23.052022:
“O Governo Federal, como acionista controlador da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, participa que decidiu promover alteração da Presidência da Empresa.
“O Governo consigna ao Presidente José Mauro os agradecimentos pelos resultados alcançados em sua gestão, frente a Petrobras. O Brasil vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais.
“Adicionalmente, diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos. Dessa maneira, para que sejam mantidas as condições necessárias para o crescimento do emprego e renda dos brasileiros, é preciso fortalecer a capacidade de investimento do setor privado como um todo. Trabalhar e contribuir para um cenário equilibrado na área energética é fundamental para a geração de valor da Empresa, gerando benefícios para toda a sociedade.
“Assim, o Governo Federal decidiu convidar o Sr. Caio Mario Paes de Andrade para exercer o Cargo de Presidente da Petrobras. O Sr. Caio Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.
“Portanto, o indicado reúne todas as qualificações para liderar a Companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o contínuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da Empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras.
“Por fim, o Governo renova o seu compromisso de respeito a governança da Empresa, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Petrobras.“
Saiba quem é Caio de Andrade, indicado para assumir Petrobras
Governo federal anunciou novo convite para presidência da estatal; indicado é secretário especial do Ministério da Economia
Andrade é empreendedor em tecnologia de informação e mercado imobiliário e chegou a ser cotado para presidir a petrolífera anteriormente. No entanto, o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque escolheu Adriano Pires por ter experiência na área.
Ele fez a educação básica no Colégio Militar de Salvador, é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista e pós-graduado em Administração e Gestão pela Universidade Harvard. Também é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Duke.
Em 1999, Caio Mario era presidente da PSINet Brasil e diretor-geral para América Latina. Adquiriu e consolidou 15 provedores de acesso na região, sendo o principal deles o STI em São Paulo.
Em 2000, fundou a WebForce, empresa que atua como incubadora e aceleradora de novos empreendimentos.
Logo no início de sua operação, a WebForce desenvolveu e vendeu o hpG –empresa de hospedagem de sites.
Em 2004, CMPA (como Caio Mario é conhecido, pelas iniciais de seu nome) foi para o mercado imobiliário e atuou como incorporador e fundador da Maber –imobiliária de São Paulo que foi adquirida pela Lopes em 2010.
Na área social fundou e promoveu o Instituto Fazer Acontecer, que atua na área esportiva para incentivar a cidadania no semiárido baiano. Caio Mario também participou no passado como mentor de empreendedorismo para o Instituto Endeavor Brasil.
Depois de fundar 3 empresas de Tecnologia da Informação, passou da iniciativa privada para a pública em 2019, para presidir o Serpro (Serviço de Processamento de Dados), empresa pública responsável pela triagem dos cadastros do auxílio emergencial.
Andrade ficou no Serpro até agosto de 2020, quando assumiu a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, onde era responsável pela plataforma Gov.br.
Em seu LinkedIn, Andrade também é integrante do Conselho de Administração da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Também é membro do conselho da PPSA (Pré-Sal Petróleo) desde janeiro de 2021. A estatal é vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
OAS
Caio Paes de Andrade também já trabalhou na empreiteira OAS Empreendimentos –atual Metha– de meados de 1994 a meados de 1995, porém não divulga essa informação nos seus perfis profissionais.
A OAS é uma empreiteira com origem na Bahia. Foi protagonista de diversos escândalos, sendo o mais recente o da Lava Jato
poder360.com.br/