Atendendo a uma condicionante que integra o Convênio celebrado entre o Município de Barreiras e o Estado da Bahia, através da Secretaria de Segurança Pública, a Prefeitura, por meio das secretarias de Administração e Segurança Cidadã e Trânsito, garantiu a locação de uma nova sede para abrigar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Já em novo endereço, à Rua Ibirapuera, 715, Renato Gonçalves, a DEAM está melhor estruturada e localizada, cumprindo as determinações necessárias ao bom atendimento do público e conforto da equipe de profissionais.
A localização do imóvel, atende à Norma Técnica de Padronização das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres, que, precisam estar próximas a outros serviços que compõem a rede de atendimento e que sejam providas pelos meios de transporte. Além disso, precisam ter instalações amplas e de fácil acesso da população. A nova sede, alugada e mantida pela Prefeitura de Barreiras, está próxima à sede da Ronda Maria da Penha, do Complexo da Polícia Civil, da Unidade de Saúde da Família Emilly Raquel e ao Centro de Atendimento à Mulher (CAM).
"Cumprimos com rigor, todos os pré-requisitos necessários para garantir o melhor atendimento às mulheres que procuram a DEAM. Além disso, os profissionais que atuam na unidade contam com instalações adequadas e amplas para realizar o trabalho com conforto”, explica o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras, Junior Sampaio. O prédio possui áreas de recepção; registro; assistência judiciária; para equipe técnica; coordenação; apoio e comuns de estacionamentos, vestiários, alojamentos, banheiros e salas para crianças, audiência e reuniões. Mais de 20 salas integram a nova sede.
Além de disponibilizar o imóvel para abrigar a DEAM e garantir a sua manutenção com serviços de reparos, limpeza e conservação, a Prefeitura de Barreiras está encarregada de fornecer alimento às pessoas custodiadas; disponibilizar recursos humanos para as atividades administrativas e policiais e cooperar na manutenção das viaturas com abastecimento, lavagem e consertos. “Entendemos a importância deste serviço para a população, e, desta forma, garantimos que todas as cláusulas de competência da Prefeitura sejam cumpridas”, destaca o secretário.
O Convênio tem duração de dois anos com término previsto para novembro de 2023.
ASCOM