O terceiro dia do São João da Bahia no Parque de Exposições contou com a abertura do pernambucano Marquinhos Navais, que fez um show com direito a xote, arrasta-pé e muito piseiro. Em seguida, foi a vez da banda baiana Filomena Bagaceira chamar todo mundo para a dança. A pista esquentou de vez com a apresentação de João Gomes, que fez todo mundo cantar seus hits de sucesso, como “Meu pedaço de pecado”, “Aquelas Coisas e “Dengo”. O São João da Bahia é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, com uma programação bastante diversificada.
Pela primeira vez na festa, o cantor João Gomes era uma das atrações mais esperadas da noite. “Na Bahia, a galera está sempre animada e a gente se anima mais ainda por estar no palco fazendo a festa, levando um pouco da alegria que a gente tem no coração para tentar passar para a galera também esse sentimento bom que é estar vivendo tudo isso”, declarou.
A enfermeira Maria Eduarda Biondi aguardava animada pela apresentação do artista. “Nunca vi o show dele, então estou bem ansiosa. A festa está bem legal, excelente estrutura”. Acompanhando a namorada, o estudante Patrick Almeida falou sobre a escolha de curtir a festa em Salvador. “Geralmente eu vou para o interior nessa época, mas a iniciativa do Governo de valorizar o São João aqui em Salvador foi muito boa, porque é uma opção para quem não pode viajar”.
A expectativa também era grande para os shows do goiano Zé Felipe, Mari Fernandez, Pedro Libe e da veterana banda Limão com Mel, que há quase 30 anos agita o público com o forró eletrônico. Pela primeira vez em Salvador, a mineira Daniela Nery é fã do goiano Zé Felipe, famoso pelas canções “Malvada”, “Toma toma vapo vapo” e “Senta danada”. “Estou amando a festa. Estou falando para todo mundo de Minas que tem que vir conhecer Salvador e esse São João, que está sensacional. A programação está incrível”, disse a mineira de Montes Claros.
Neste domingo (26), as apresentações no Parque de Exposições começam mais cedo, às 15h, com as ‘borbulhas de amor’ de Fagner. Também sobem ao palco Elba Ramalho, Jonas Esticado, a dupla Israel e Rodolffo, além de Bell Marques. Para completar a programação, o rei da vaquejada Mano Walter faz a penúltima apresentação e o rei do forró temperado, Zelito Miranda, encerra a noite.
Na próxima quinta-feira (30) tem mais festa no Parque, com a comemoração dos festejos da Independência da Bahia. Às 19h, o Parangolé abre a noite. Se apresentam ainda Solange Almeida e Adelmario Coelho, Geraldo Azevedo, Juliette, Bruno e Denner e a banda Calcinha Preta. As atrações seguem até o dia 2 de julho, com shows de Safadão, Simone e Simaria, Saia Rodada, Estakazero, Filipe Escandurras, Psirico, Luan Santana, Carlinhos Brown, Daniela Mercury e outros artistas.
Saúde
Cerca de 1 milhão de preservativos masculinos e femininos foram disponibilizados para o público durante os festejos juninos. A ação da Secretaria da Saúde (Sesab), junto com a Bahiatursa, intitulada ‘camisinha tá na mão’, tem como objetivo principal alertar baianos e turistas sobre a importância da prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis e a prática do sexo seguro.
A ação acontece durante os festejos que seguem até o dia 2 de julho, em Salvador, Amargosa, Ibicuí, Ipiaú, Ilhéus e Itabuna. Panfletos informativos também estão sendo distribuídos.
Repórter: Laís Nascimento