CULTURA SELO LITERÁRIO
SELO LITERÁRIO JOÃO UBALDO RIBEIRO: incentivo a leitura e a inclusão
O Selo consolida a importância do investimento na produção literária de Salvador.
31/07/2022 13h17 Atualizada há 2 anos
Por: Carlos Nascimento Fonte: noticialivre.com.br

Parte integrante dos festejos da Semana do Escritor, da Fundação Gregorio do Mattos, Taurino Araújo prestigiou ontem a entrega do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro, Ano III, que premiou os escritores Aícha Marques, Paulo Atto, Stael Mamed, Alba Valéria, Daiana Santos, Breno Fernandes, Tiago Oliveira, Aruane Gardezin e Marcia Monteiro.
Segundo o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o Selo consolida a importância do investimento na produção literária de Salvador, o incentivo a leitura e a inclusão e promoção dos nossos escritores e escritoras.

SELO LITERÁRIO JOÃO UBALDO RIBEIRO

Crônicas escritas no celular, fruto de histórias cotidianas e colhidas no ônibus, metrô e na rua. Um assalto contra um casal no Centro de Salvador gerou o desespero de saber que o celular levado estava desbloqueado e tinha várias fotos íntimas dos dois. O texto de uma peça de teatro sobre um retirante que vive num sertão mítico e místico em busca do pai que não conheceu. Uma série de poemas com nome de ventos e que motivou um rapaz da periferia de Salvador a escrever.

Todas essas histórias são de vencedores do Selo João Ubaldo Ribeiro, Ano III, da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Na quinta-feira (28), aconteceu  no Teatro Gregório de Mattos, no Centro, a cerimônia de lançamento dos oito livros contemplados no projeto e a certificação de autoras e autores. 

O selo é a ferramenta de fomento à leitura mais importante da FGM. Presidente da Fundação, Fernando Guerreiro explica o motivo: "Uma das grandes dificuldades dos autores é publicar e eu acho fundamental o livro físico, que tem uma função especial. A gente criou o selo com a preocupação de criar categorias, que são muito tênues os limites, e estamos aperfeiçoando sempre. Há uma qualidade muito grande no que está escrito porque a cada seleção atraímos mais gente e jogamos o sarrafo para cima", contou.

Foto: Paula Fróes do Correio da Bahia, Carlos Betão (da Rede Globo), Taurino Araújo, Eliane Pinheiro e Paulo Atto, um dos premiados com o Selo João Ubaldo Ribeiro Ano III.

Sete dos oito aprovados estiveram na cerimônia: Daiana Soares, Stael Mamed, Paulo Atto, Aícha Pinheiro, Breno Fernandes, Tiago D. Oliveira e Aruane Garzedin. Autora do livro Efemérides, Márcia Monteiro não compareceu por problemas pessoais.

OS LIVROS E VENCEDORES

Fuxico, Resenha, Mexerico nas Esquinas e Buzús de Salvador 

Autora: Daiana Oliveira 

Categoria: Crônica 

Capa e ilustrações: Fernando Oberlaender 

 

As Fotos Roubadas 

Autor: Breno Fernandes 

Categoria: Romance   

Capa: Markin Chagas 

 

Alimentando as Feras 

Autora: Aícha Pinheiro 

Categoria: Drama   

Capa: Bel Borba 

 

Soprando o Vento 

Autor: Tiago D. Oliveira 

Categoria: Poesia  

Capa: Justino Marinho 

 

A Travessia do Grão Profundo 

Autor: Paulo Atto 

Categoria: Drama   

Capa: Ligia Aguiar 

 

História do Bicho-Folhagem 

Autora: Stael Mamed 

Categoria:  Literatura infantil 

Capa e Ilustrações: Aline Terra Nova 

 

Efemérides 

Autor: Márcia Monteiro 

Categoria: Categoria Livre  

Capa: Larissa Seixas 

 

Sobre Quatro Patas Há um Lugar Seguro 

Autora: Aruane Garzedin  

Categoria: Conto  

Capa: Juarez Paraiso