A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu os comunicados do Ministério da Saúde sobre a ampliação dos prazos de validade das vacinas contra a covid-19 da Pfizer/Biontech Comirnaty® adulto e pediátrica , e da Covid-19 (recombinante) da Fiocruz .
A validade dos lotes do imunizante da Fiocruz passa de seis para nove meses e os lotes da vacina da Pfizer de nove para 12 meses. A medida vale para os lotes já importados e distribuídos pelo Ministério da Saúde, independentemente do prazo de validade impresso na embalagem da vacina, e podem ser utilizados normalmente dentro dessas novas datas.
Importante ressaltar que a decisão foi autorizada e respaldada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), considerando pareceres emitidos pelas áreas de registro e inspeção sanitária da Agência, além da avaliação dos técnicos de que as ações indicadas pelo fabricante permitem a manutenção darastreabilidade e da identificação quanto ao prazo de validade dos lotes já distribuídos da vacina.
Ainda de acordo com os informes do Ministério da Saúde, a ampliação dos prazos de validade não causa mudanças nas condições de conservação e visa a agilidade na oferta de vacinas à população.