Com o tema “Paternidade, um compromisso do coração” foi aberta nesta terça-feira (16) a primeira Semana de Valorização da Paternidade de Vitória da Conquista, . A campanha, promovida pela Prefeitura, propõe ampliar o olhar sobre a importância da paternidade ativa e responsável, envolvendo questões como diversidade, saúde, prevenção às violências e primeira infância.
Participaram do evento, realizado na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Xangai, e representantes das secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Social, da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, do Selo Unicef e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança (Comdica).
“O que estamos buscando reforçar com essa campanha é a responsabilidade paterna na estrutura familiar, com o cuidado, o abraço e a proteção. Dentro dos serviços da rede, principalmente o Hospital Esaú Matos e as unidades da Atenção Básica, a gente vem fortalecendo o papel do pai no pré-natal, no parto, pós-parto, que é o início desse primeiro contato com os filhos, para que, a partir daí, eles possam pertencer a um caminho a ser trilhado na vida inteira desse filho”, destacou a secretária Ramona Cerqueira.
Um dos homenageados foi Hugo Jardim, pai do pequeno Vitor que é atendido pelo serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Ele reconhece a necessidade de ser presença ativa na vida do filho. “Eu sei que enriquece plenamente a vida dele. Mesmo quando chego cansado do trabalho, faço questão de estar com ele o máximo de tempo possível e temos um apego muito grande um pelo outro. Eu amo ser pai e ele só traz alegria para as nossas vidas”, afirmou Hugo.
Os alunos da Escola Municipal Juiz Dr. Antônio Helder, Cristian Gabriel e Davi Reueu, cantaram uma música em homenagem ao pai Erivelton Dias, que afirmou ser um pai participativo na vida dos filhos. “Eu tento ser o melhor pai possível para eles. Sei que ser pai é ser presente em todos os momentos, dar o meu amor e carinho, e ensinar para que eles sejam pessoas boas no futuro”, contou.
A programação da semana continua até o dia 20 de agosto, com a realização de atividades nas unidades de saúde, Cras, escolas municipais, Caps, Caav e nos territórios. Todas as atividades estão sendo planejadas pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, e pala Fundação Pública de Saúde.
A programação completa da Semana de Valorização da Paternidade pode ser conferida aqui .