Os 540 usuários da Apae de Vitória da Conquista voltarão a ser atendidos por odontólogos da Prefeitura. O serviço foi suspenso na pandemia, devido aos riscos de contaminação, e agora será retomado na própria sede da instituição, com uma equipe de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que fará o atendimento semanal, além de ações educativas de prevenção e promoção à saúde da boca.
Os detalhes da retomada da parceria foram definidos em reunião ocorrida ontem (16), na SMS, com a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, acompanhada da coordenadora de Saúde Bucal, Luiza Lorrayne Castro, e as representantes da Apae Daisy Placha, diretora, e Leda Freitas, coordenadora, e coordenadora administrativa do Projeto Terapêutico de Reabilitação do SUS (PTR), Eliete Castro.
“Nós mantemos a nossa parceria, fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para prestar assistência aos usuários da Apae. É uma parceria boa para nós e para eles, no sentido de movimentar essa rede de cuidado, com atendimento qualificado, para quem tenham sorrisos saudáveis”, afirmou a secretária.
A diretora da Apae, Daisy Placha, avaliou que o diálogo com a atual gestação municipal tem sido acolhedor e contribui no cuidado com os usuários da instituição. “Já temos uma parceria com o Município, por meio do projeto terapêutico de reabilitação da pessoa com deficiência intelectual e autismo. Estamos estreitando essa relação retomando os atendimentos odontológicos para nossos usuários e, dentre essas possibilidades, o que mais a Apae puder oferecer, junto com o município, para garantir uma melhor qualidade de vida para eles”, ressaltou Daisy.
A coordenadora de saúde bucal do município, Luiza Lorrayne Castro, assegurou que a equipe estará atenta às necessidades de cada paciente e, caso qualquer venham a apresentar alguma demanda que precise do serviço especializado de odontologia, será encaminhado para atendimento dentro da própria rede municipal.