Dentro da programação da 1ª Semana de Valorização da Paternidade, ocorrida de terça-feira (16) até este sábado (20), diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram ações de incentivo voltadas para o público masculino dentro dos próprios serviços e também externas.
O objetivo da campanha é incentivar os pais a exercerem a paternidade de forma responsável, ativa e participativa, para que eles estejam presentes desde o planejamento familiar, na gestão com o pré-natal, no parto, pós-parto e no acompanhamento do desenvolvimento da criança. Inclusive, uma das ações da campanha é a implantação do pré-natal do parceiro nas unidades básicas de saúde, onde são realizados o pré-natal da gestante.
“Dentro da saúde, a campanha entra numa linha de cuidado na política de saúde do homem, chamada ‘Paternidade e cuidado’, e o objetivo é contribuir para que essa participação do pai possa reduzir indicadores de mortalidade materna e infantil, de sífilis congênita, violências”, explica Gislany Fontes, coordenadora das áreas técnicas de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, e uma das organizadoras da campanha.
Como também está em vigor a campanha do Agosto Dourado, várias unidades de saúde aproveitaram para unificar os dois momentos de sensibilização, tanto do incentivo ao aleitamento materno e também da valorização da paternidade, destacando o envolvimento do pai no processo de amamentação.
Além das unidades, os serviços de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e do Caps IA realizaram uma oficina sobre o papel do pai no âmbito familiar e os impactos na formação psicológica dos filhos. A equipe do Centro de Atenção à Vida (CAAV)promoveu uma ação educativa para os funcionários da empresa ZAB, com palestra dentro da temática, testagem e orientações.
A campanha de valorização da paternidade foi abraçada pela Coordenação Nacional de Saúde do Homem, com incentivo do Ministério da Saúde, e pelas secretarias municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Cultura e a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), que se uniram para construir juntos essa campanha.
Gislany Fontes ainda destacou que a paternidade responsável, ativa e participativa, repercute positivamente na vida inteira do ser humano e colabora para a formação do indivíduo enquanto cidadão. “Então, o nosso papel é chegar nesse público, oferecendo informações e o incentivo para que participem ativamente da vida dos filhos. Isso ajuda a contribuir para o bem-estar de toda a família”, reforçou.