O Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes, realizado neste sábado, 20, alcançou na sede do município um público de 3.019 crianças. Os dados da zona rural ainda estão sendo contabilizados. A vacinação aconteceu das 8h às 13h, em todos os postos de saúde de Vitória da Conquista.
A meta é imunizar até o dia 9 de setembro, no município, 19.154 crianças com a gotinha, e alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos de idade, além de atualizar a carteira de vacinação dos menores de 15 anos. O objetivo é proteger a população contra as doenças imunopreveníveis. A campanha teve início no dia 8 de agosto, em todo o Brasil.
Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Fernandes, a vacinação transcorreu de forma tranquila em todos os postos do município. “Foi um dia de mobilização para atrair os pais e alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 95%. Foi tranquilo, a gente conseguiu suprir todos os postos. Onde faltou vacina, nós fizemos a reposição, e a imunização continuou até o horário estabelecido”, disse a coordenadora.
As crianças que não foram vacinadas neste sábado têm até 9 de setembro para procurar as unidades de saúde da sede ou da zona rural, onde estão sendo ofertadas as seguintes vacinas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Mãe de Emily Sophia Alves Costa, de um ano e nove meses, e de Igor Vinicius Alves Costa, 13 anos, Geisa Carla, moradora da Urbis V, disse que Emily recebeu a gotinha e que o outro filho foi ao posto com ela, mas já estava com a caderneta atualizada. “As vacinas são fundamentais para prevenir doenças, pois estimulam a produção de anticorpos contra vírus e bactérias causadoras de doenças graves, por isso eu faço questão de que eles estejam com as vacinas em dia”, explicou Geisa.
Atitudes como a de Geisa são aplaudidas por Patrícia Fernandes. “É muito importante que os pais fiquem atentos às datas das vacinas e à atualização da caderneta de vacinação, porque é uma ferramenta importante para o acompanhamento integral da saúde infantil, é um documento para a vida toda”, acrescentou a coordenadora de imunização.