SAÚDE Bahia
Vigilância Sanitária e Polícia Civil apreendem 260 cigarros eletrônicos após denúncias anônimas da população
Na manhã desta quinta-feira (25), Vigilância Sanitária (Visa) e Polícia Civil de Vitória da Conquista apreenderam 260 cigarros eletrônicos na Opera...
25/08/2022 13h41
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Na manhã desta quinta-feira (25), Vigilância Sanitária (Visa) e Polícia Civil de Vitória da Conquista apreenderam 260 cigarros eletrônicos na Operação Cangalha, realizada no Centro da cidade, bairros Bem-Querer e Candeias. As equipes chegaram aos locais atendendo várias denúncias feitas, de forma anônima, pela população.

Foram inspecionados três estabelecimentos comerciais, nenhum deles era tabacaria, somente com a venda outros tipos de produtos como roupas e acessórios de celular. “Essas lojas estavam vendendo esses produtos escondidos em roupas, bolsas, caixas de ar. Então fizemos cumprir a legislação que proíbe o comércio dos cigarros eletrônico dentro de mais uma das ações da Campanha de Controle do Tabaco no município”, explicou o coordenador da Visa, Maico Mares.

Os infratores foram conduzidos ao Departamento de Polícia para serem interrogados. Os produtos apreendidos serão incinerados.

Desde 2009, a Anvisa proíbe a importação, propaganda e venda de todos os tipos de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), no Brasil, por meio da RDC nº 46. Nesse sentido, a Visa tem trabalhado de forma intensificada, em parceria com as polícias federal (PF e PRF), civil e militar, para coibir a entrada desses dispositivos no município, bem como o comércio ilegal e o uso, que é proibido em lugares fechados e semiabertos.

Para isso, a Visa pede o apoio da população. Caso identifique o comércio de cigarros eletrônicos, o cidadão pode denunciar à Ouvidoria da Saúde, por meio do telefone 0800 284 7010, que uma equipe da Visa vai até o local, acompanhada da polícia, para verificar se a denúncia procede e adotar as medidas necessárias, entre elas, apreensão dos produtos e condução do comerciante à delegacia.