SAÚDE Bahia
SMS capacita profissionais da Atenção Básica para implantação do pré-natal do parceiro nas unidades de saúde
Em consonância com a Campanha de Valorização da Paternidade, a Diretoria de Atenção Básica (DAB), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantar...
25/08/2022 14h21
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Em consonância com a Campanha de Valorização da Paternidade, a Diretoria de Atenção Básica (DAB), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantará nas unidades de saúde o pré-natal do parceiro, que também envolverá o homem no processo de gestação da criança.

No pré-natal do parceiro, o homem terá acesso a exames laboratoriais, testes rápido de diagnóstico para sífilis e HIV, vacinação, procedimentos como aferição de pressão arterial e glicemia, além de ações educativas dentro das unidades de saúde.

Nesse sentido que, na última quarta-feira (24), a DAB promoveu uma qualificação com os profissionais de saúde que realizam o pré-natal nas unidades de saúde para apresentar o projeto e orientar sobre os novos processos de trabalho.

“É um momento oportuno para que a gente possa promover ações voltadas à prevenção e promoção à saúde, ao autocuidado e adoção de estilos de vida mais saudáveis com os homens durante o período do pré-natal”, explicou Camila Ribas, diretora de Atenção Básica do município.

O novo serviço tem o objetivo de promover o envolvimento consciente e ativo dos homens em todas as ações, desde o planejamento reprodutivo, em todas as fases do processo de pré-natal, parto, pós-parto, crescimento e desenvolvimento da criança. Tem também o intuito de melhorar e ampliar o acolhimento dos homens nos serviços de saúde.

A coordenadora das áreas técnicas de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Gislany Fontes, ressalta que é essencial o envolvimento e a participação efetiva do homem enquanto figura paterna, acompanhando a parceira no pré-natal. “Nosso foco é sensibilizar trabalhadores, profissionais, homens, mulheres, a sociedade em geral, de que gravidez também é assunto de homem. Estimular a participação do pai durante todo o processo é fundamental para o bem-estar biopsicossocial da mãe, do bebê e dele também”, complementou a coordenadora.