Como parte da programação do mês de campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adolescente (Caps IA) realizou, nesta quinta-feira (21), uma ação de valorização à vida com os pacientes e familiares assistidos pelo serviço.
“A gente sabe que o mês de setembro é permeado pela discussão da prevenção do suicídio, mas nós fizemos o nosso evento hoje valorizando a vida. Sabemos da dificuldade dos nossos pacientes adolescentes e crianças, e então promovemos esse evento com muito amor e carinho, com música, atividades e alegria”, explicou a gerente do Caps Ia, Ariane Medeiros.
Hoje, o Caps IA possui 1.378 pacientes ativos e, segundo a gerente do serviço, o tema da valorização à vida é algo discutido abertamente com os adolescentes e crianças na psicoterapia e grupos terapêuticos.
Na ação, os pacientes recitaram poesias criadas por eles, participaram de uma aula de dança circular e fizeram uma exposição de quadros, pinturas e mandalas produzidas por eles nos grupos de Arterapia. A equipe do Caps também ofereceu o serviço de aferição de pressão arterial e glicemia, manicure,slackline, lanches e fez o sorteio de brindes.
A adolescente Letícia Souza, de 16 anos, atendida pelo serviço, gostou muito da atividade e reconheceu a importância do Caps no acolhimento às pessoas em sofrimento. “Ter esse momento é muito importante porque é raro ver essa temática específica de valorização da vida, ainda mais nessa época que as pessoas falam mais sobre isso, e o Caps tem ajudado centenas de pessoas a todo momento”, contou Letícia.