A campanha anual do Outubro Rosa chegou e mais uma vez, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) assume o compromisso de intensificar as ações de combate ao Câncer de Mama no município. Com o tema “Quando existe cuidado, a vida floresce”, a campanha retrata a força de Alessandra Batista, Noélia Rodrigues e Venosina Ribeiro, três mulheres que tiveram diagnóstico de câncer de mama, realizaram todo o tratamento pela rede SUS, com toda a assistência necessária, e venceram a doença.
Ao longo deste mês, as unidades de saúde e os serviços de média e alta complexidade vão seguir uma programação de diversas ações voltadas à prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama, fundamentais para o tratamento em tempo oportuno.
Nos dias 7 e 14 de outubro, a Diretoria de Atenção Básica vai realizar dois Pit Stops em parceria com o Posto Shell, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, ofertando ao público feminino que passar pelo local alguns serviços de saúde e agendamento de mamografias para as mulheres acima de 50 anos.
Já nas 42 unidades de saúde da zona urbana e rural, as equipes farão dias D para intensificação das coletas para exames preventivos ginecológicos, exames clínicos das mamas, solicitação de mamografias e ultrassons, testes rápidos para detecção da sífilis, além de ações educativas, circuitos de atividades de promoção, prevenção e incentivo à prática de hábitos de vida saudáveis.
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família Atenção Básica (Nasf-AB) também vai promover atividades nas unidades e nas Academias da Saúde dos bairros Brasil e Vila Serrana, dirigidas por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e farmacêuticos. No dia 22 de outubro (sábado), será realizado um evento na Lagoa das Bateias com uma grande caminhada, práticas corporais, técnicas de relaxamento e palestras relacionadas ao mês de campanha.
O dia D da campanha do Outubro Rosa acontecerá no dia 23 de outubro, no Sesc, em uma ação que ofertará diversos serviços de saúde e atividades gratuitas para as mulheres. O evento é realizado em parceria com a Unacon Samur, Patrulha Solidária e Sesc.
“Esse trabalho já é feito ao longo de todo o ano por nossas equipes de saúde que estão sempre atentas a esse cuidado com a saúde da mulher. E nesse mês, buscamos apenas um engajamento maior nessa causa para ampliar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento precoce, a fim de contribuir para a redução da mortalidade de mulheres pelo câncer de mama”, pontuou a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira.