SAÚDE Bahia
SMS intensifica vacinação contra meningite para trabalhadores da saúde que atuam nas unidades hospitalares
Com o cenário nacional de queda das coberturas vacinais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem intensificando a vacinação contra a meningite em...
22/11/2022 17h40
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Com o cenário nacional de queda das coberturas vacinais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem intensificando a vacinação contra a meningite em Vitória da Conquista, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), principalmente para os trabalhadores da saúde que atuam dentro das unidades hospitalares, por conta da maior exposição e risco de contaminação.

A vacina meningocócica também está disponível nas unidades de saúde do município e foi autorizada a ampliação temporária do público-alvo de vacinação para maiores de um ano a menores de 20 anos, a depender a situação vacinal, ou seja, para aqueles que estão com o cartão de vacina desatualizado ou não tem o registro da dose.

“Estamos firmando parcerias importantes, a exemplo da comunidade hospitalar, e disponibilizando essa vacina para todas as unidades hospitalares com o objetivo maior de alcançar os colaboradores que estejam saindo ou entrando dos plantões, facilitando esse acesso à vacinação para além das unidades de saúde”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde do município, Ana Maria Ferraz.

As unidades hospitalares fazem a retirada dos imunobiológicos na Rede de Frios para vacinação dos profissionais in loco

A SMS havia recebido um lote da vacina meningocócica ACWY (conjugada), que está sendo disponibilizado para aproveitar e otimizar o uso dessa vacina, uma vez que o prazo de validade está próximo.

Em 2022, a SMS já notificou 33 casos suspeitos da doença meningocócica (DM), dos quais 32 foram confirmados – 20 casos de meningite não especificada, oito de meningite viral, quatro de meningite bacteriana por streptococcus pneumonae e um caso descartado – mas nenhum deles do tipo C, a mais frequente no Brasil entre as meningites bacterianas.

Sobre a doença –A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. É uma doença grave e contagiosa, capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.

Por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a SMS disponibiliza a vacina meningocócica C e ACWY (conjugada) no Calendário Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes.