A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está acompanhando o cenário nacional epidemiológico da Covid-19, que vem demonstrando um aumento de casos, devido, principalmente, ao surgimento das novas subvariantes da ômicron. Mas, até o momento, não foram confirmadas em Vitória da Conquista.
De acordo com o boletim epidemiológico, nos últimos 30 dias houve 186 casos confirmados de Covid-19, dos quais, 158 já estão recuperados, 25 pessoas ainda estão em recuperação e três em internamento hospitalar para tratamento. No período, não houve óbito pela doença.
“Apesar de ainda não termos números expressivos em Vitória da Conquista, o momento é de alerta. O cenário epidemiológico do país e do estado vem mostrando aumento, então não podemos baixar a guarda. Inclusive, é preciso reforçar a importância da vacinação, porque as coberturas vacinais das doses de reforço, tanto a terceira quanto a quarta dose, estão baixas e precisamos avançar nisso”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira.
Devido ao avanço da Covid-19 em alguns estados, o Ministério da Saúde recomendou, no início deste mês, a utilização da máscara, principalmente para as pessoas com imunossupressão, comorbidades e os idosos, em ambientes que possam apresentar um maior risco de contaminação.
“Nesse momento não há uma determinação de obrigatoriedade para o uso da máscara, além dos serviços de saúde, mas a gente faz essa recomendação muito pela linha de orientação que foi dada pelo Ministério da Saúde”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz.
Qualquer pessoa que esteja apresentando síndrome gripal deve procurar a unidade de saúde do seu bairro para receber atendimento ou fazer a notificação pelo site de autocadastro, o Notifica PMVC . De segunda a sexta-feira, pela manhã, a equipe fará o contato telefônico com a pessoa para fazer o agendamento do teste e, caso o cadastro seja realizado no fim de semana, o contato será feito na segunda-feira pela manhã. O número de telefone precisa estar correto para efetivação do contato.
A vacinação contra a Covid-19, com 1ª a 5ª doses, está sendo disponibilizada diariamente nas unidades de saúde, conforme divulgação semanal da programação nos canais oficiais da prefeitura.