O Dia Mundial de Luta contra a Aids/HIV é lembrado, anualmente, no dia 1º de dezembro, data que marca o início da campanha do Dezembro Vermelho, promovida pelo Centro de Atenção à Vida (Caav) Dr. David Capistrano Filho. A mobilização é uma forma de apoiar as pessoas que convivem com o HIV, combater o preconceito e melhorar o entendimento da população sobre o tema, as formas de acesso ao diagnóstico e tratamento.
Ao longo deste mês, o Caav e as equipes de saúde intensificam as ações de prevenção e acesso ao teste rápido de diagnóstico do HIV no município. A programação começa nesta quinta-feira (1º), com um café da manhã para pacientes atendidos pelo serviço na sede da Associação Renascer.
Na próxima semana, de terça (6) até sexta-feira (9), uma tenda estará montada em frente ao CAAV, na Praça João Gonçalves (próximo à Prefeitura), com oferta do teste rápido de detecção do HIV para qualquer pessoa que tiver interesse em se submeter ao teste, de forma gratuita. Vale lembrar que todas as unidades de saúde também ofertam a testagem na rotina de serviço.
“O objetivo maior dessa campanha é ampliar esse acesso ao teste rápido para que as pessoas possam se testar e conhecer o seu estado sorológico, para que inicie o tratamento imediatamente dentro do próprio serviço. Ainda não está disponível tratamento que possibilite a cura da doença, mas uma pessoa com diagnóstico positivo de HIV, que faz todo o tratamento, pode viver anos sem sintoma ou sem desenvolver a Aids”, ressaltou a coordenadora do Caav, Riviane Santana.
Dados do município –Neste ano, 135 pessoas tiveram diagnóstico para o HIV no município. Atualmente, o Caav tem 1.612 pacientes que fazem acompanhamento mensal para retirada de medicamentos, consulta especializada e exames laboratoriais, ou a fórmula láctea para bebês.
O tratamento antirretroviral (TARV) é totalmente oferecido pelo SUS e impede que o vírus se multiplique, ajudando a reduzir a quantidade dele no organismo e diminuindo as chances de transmissão.
As políticas de prevenção também são ofertadas pelo Caav, como a Profilaxia Pós-exposição (PEP), após a relação sexual; e a Profilaxia Pré-exposição (PrEP), antes da relação. São meios recentes de prevenção da transmissão do HIV, que oferece mais alternativas, comprovadas cientificamente, além do uso preservativo que era a única opção disponível até pouco tempo.