Diante da obrigatoriedade de comprovação de vacinação contra Covid-19 para acesso a órgãos e repartições publicas estaduais, determinada por decreto assinado pelo governador, aumentou o número de pessoas em busca da atualização dos dados vacinais ou da 1ª via do cartão. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza um canal on-line para as pessoas que precisam atualizar os dados vacinais no aplicativo do ConectSUS, pelo endereço de e-mail atualizavacinacovid@gmail.com .
É necessário informar o nome completo, o número do CPF e a foto do cartão de vacina frente e verso, para que o cadastro seja localizado e atualizado no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).
Se houve perda da via física do cartão de vacina, a segunda via pode ser solicitada, exclusivamente, na unidade de saúde, tendo em mãos um documento pessoal com CPF. A Rede de Frio, setor de distribuição de imunobiológicos, não emite segunda via.
“Com o decreto do Governo do Estado, que voltou a exigir a apresentação do cartão de vacina ou o certificado nacional de vacinação para viagens intermunicipais e em repartições públicas estaduais, a demanda pela atualização e 2ª via aumentou muito, algo que pode ser feito apenas nas unidades. O atendimento não é feito presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Saúde”, reforçou a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz.
A SMS esclarece, ainda, que o SI-PNI é atualizado com as informações da vacinação de cada pessoa e há uma migração de dados para o aplicativo do Conecte SUS que faz a atualização, o que pode levar algumas horas. A SMS não tem gerenciamento sobre os processos operacionais do sistema desse aplicativo, que é do Governo Federal.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número 3429-7411 (Diretoria de Vigilância).