Ao longo desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem realizado diversas ações dentro da programação da Semana do Bebê, buscando qualificar ainda mais os profissionais que atuam nos serviços de saúde da rede para o cuidado integral na primeira infância.
Nessa quarta-feira (7), a programação iniciou com uma oficina para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da zona urbana e rural, em parceria com o curso de fisioterapia da Fainor, abordando sobre a importância da identificação dos bebê prematuro nos territórios onde atuam.
A qualificação com os ACS é uma importante atividade da campanha da Semana do Bebê, principalmente pelo importante papel dessa categoria dentro da Atenção Básica na atenção integral às crianças. “Buscamos qualificá-los para uma atenção diferenciada e especial para os bebês prematuros, porque eles exigem essa atenção, por serem mais vulneráveis e exigirem uma quantidade maior de visitas e consultas”, explicou a coordenadora da área técnica de Saúde da Criança e do Adolescente da Atenção Básica, Gislany Fontes.
Na atividades, os alunos do sétimo semestre do curso de Fisioterapia da Fainor, sob supervisão das professoras, ensinaram aos agentes assuntos como o cálculo da idade gestacional corrigida e a identificação dos marcos do desenvolvimento neuropsicomotor. “O objetivo é favorecer cada vez mais o cuidado com as crianças prematuras que estão no território de atuação das equipes de saúde da família. Então é importante reconhecer o prematuro, as suas reais necessidades, para captar essa criança no território e levar a demanda para as equipes de saúde, favorecendo a promoção da saúde como um todo”, ressaltou a professora do curso de Fisioterapia da Fainor, Talita Sampaio.
Capacitação Amamenta e Alimenta Brasil
Na parte da tarde, foi a vez das equipes de saúde da família das unidades Urbis VI e Solange Hortélio (Urbis II) participarem da oficina Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, promovidas pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família Atenção Básica (Nasf-AB) e Vigilância Alimentar e Nutricional da SMS.
Essa é uma iniciativa do Ministério da Saúde, incluída também na programação da Semana do Bebê, que pretende estimular a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do SUS.
“Esta oficina de trabalho tem o propósito de qualificar os profissionais e discutir a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável com os profissionais das Unidades de Saúde, buscando planejar ações de incentivo à alimentação saudável na infância de acordo com a realidade local”, ressaltou a coordenadora do Nasf-AB, Cristiane Pessoa.