SAÚDE Bahia
Semana do Bebê: gestantes e crianças recebem assistência integral nas unidades de saúde
Ao longo desta semana, as unidades de saúde da zona urbana e rural promoveram dias “D” de campanha da Semana do Bebê, intensificando as atividades ...
09/12/2022 12h00
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Ao longo desta semana, as unidades de saúde da zona urbana e rural promoveram dias “D” de campanha da Semana do Bebê, intensificando as atividades educativas sobre o cuidado na primeira infância.

Enfermeira Daniela Paula

A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada no SUS para esse cuidado, que começa ainda no útero materno, com a assistência pré-natal. Após o parto, o desenvolvimento da criança deve ser acompanhado até os seis anos de vida, fase em que os serviços de saúde oportunizam o seu crescimento saudável.

Nas atividades foram ofertados serviços de atualização de caderneta de vacinação, consultas, avaliação odontológica, avaliação antropométrica e orientações educativas para os responsáveis relacionadas à prevenção de acidentes, vigilância do crescimento e desenvolvimento, saúde bucal, sinais de perigo, nutrição, aleitamento materno e introdução alimentar.

Coordenadora da área técnica de Saúde da Criança, Gislany Silveira, Deyse Prado e a filha

Na Unidade de Saúde da Família Simão, a paciente Deyse Prado, que tem uma filha de três anos e está gestante, comprova que essa assistência integral tem sido garantida à sua família. “Como gestante, todo mês eu tenho acompanhamento no posto, sou muito bem atendida e quando eu precis a agente de saúde está sempre disponível. Nessa Semana do Bebê, conseguimos consulta pra minha filha de três anos que está precisando de atendimento e a gente aproveitou hoje o dia e está sendo ótimo, porque conhecimento sempre é muito bom”, contou Deyse.

A enfermeira da Unidade de Saúde da Família Nestor Guimarães, Daniela Paula, diz que esse trabalho já faz parte da rotina diária da equipe. “Médicos, enfermeiros, odontólogos, todos nós fazemos os atendimentos e orientações quanto ao pré-natal, quanto aos cuidados com o recém-nascido, e vemos a mãe o bebê como um todo. Depois vem as consultas de acompanhamento Crescimento e Desenvolvimento (CD), onde a agente faz a conferência de cartão de vacina, solicitação de exames e análise dos resultados”, afirma a profissional.

“A Atenção Básica tem esse papel estratégico como ordenadora do cuidado que perpassa por todos os serviços da rede municipal de saúde, até os serviços especializados. Essa atenção redobrada que é dada a criança nos primeiros seis anos de vida, são extremamente fundamentais para garantir ela possa alcançar as demais fases da vida de forma saudável e adequada”, complementou a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira.

A Semana do Bebê faz parte do Selo Unicef e mobilizou o trabalho intersetorial das secretarias municipais de Educação (Smed), Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social (Semdes) e da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC).