Mais uma vez, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista é destaque no estado pela experiência de êxito com o projeto “AF mais perto: Assistência Farmacêutica integrada a Atenção Básica cuidando das pessoas”, e recebe o prêmio Irmã Dulce, durante o 9º Congresso Cosems Bahia, em Salvador, ontem (15) e hoje (16). A premiação é promovida pelo Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA).
O prêmio foi recebido pela secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira; a sub-secretária de Saúde, Kalilly Lemos, e pelo farmacêutico Pablo Maciel, representando a equipe de Assistência Farmacêutica da SMS.
“Estamos radiantes de receber esse reconhecimento, que é fruto de um trabalho incansável da capacidade técnica de uma equipe comprometida em levar um serviço de excelência à população e que tem feito uma verdadeira transformação da Assistência Farmacêutica de Vitória da Conquista, tornando-se até referência para outros municípios com esse trabalho”, destacou a secretária de saúde.
O “AF Mais Perto” desenvolve ações em todo o território do município e envolve o trabalho integrado entre as diretorias de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica, com participação ativa das equipes de saúde das unidades. Esse trabalho busca ampliar a assistência aos pacientes com doenças crônicas, levando informações sobre o uso racional de medicamentos, os cuidados com o tratamento da diabetes, hipertensão e colesterol alto, além dos serviços aferição da pressão arterial, glicemia capilar e exame de hemoglobina glicada, por meio do equipamento de point-of-care testing (POCT) – exame considerado padrão ouro para diagnóstico e monitoramento da diabetes.
Segundo o farmacêutico da SMS, Pablo Maciel, esse prêmio é resultado de um caminho que começou a ser trilhado em 2020, construído por várias mãos, a partir da chegada de Halanna Ferraz como coordenadora da Assistência Farmacêutica. “Nos últimos dois anos, apesar da pandemia e das inúmeras adversidades, conseguimos reorganizar, qualificar e crescer. Temos muitos desafios para vencer, as demandas da população são inúmeras, mas este prêmio renova nossas forças para 2023, pois temos um longo caminho para trilhar, mas seguiremos firmes trabalhando para garantir e qualificar ainda mais o acesso a medicamentos, tecnologias em saúde e Cuidado Farmacêutico aos que deles necessitam”, ressaltou Pablo.
Na tarde desta sexta-feira (16), a secretária de saúde do município também participou de uma mesa no congresso para apresentar a experiência e os resultados do “AF mais perto” para representantes de outros municípios do Estado.