SAÚDE Sergipe
Governo do Estado investe mais de R$ 4 milhões em equipamentos para Rede Estadual de Saúde
Todo o material será alocado no Huse e em cinco hospitais regionais
10/01/2023 11h05
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), investiu R$ 4.060.243,00 em equipamentos para suas unidades de atendimento. As novas tecnologias irão fortalecer a rede, otimizando a prestação de serviço aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os equipamentos adquiridos estão duas estações de anestesia, um polígrafo e focos cirúrgicos, que serão alocados na Ala de Hemodinâmica do Hospital de Urgência de Sergipe João Alves Filho (Huse), atualmente em construção. Além destes, cinco aparelhos de raio X móveis serão instalados nos hospitais regionais de Nossa Senhora da Glória, Estância, Propriá, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana.

De acordo com o coordenador da Central de Equipamentos da SES, Jordan Pereira, o polígrafo é um dos aparelhos essenciais para a futura operacionalização da área de hemodinâmica do Huse. O equipamento é utilizado para monitorizar, registrar e calcular parâmetros fisiológicos do paciente submetido a procedimentos de hemodinâmica, como o cateterismo cardíaco.

A estação de anestesia é mais um equipamento fundamental para o setor de hemodinâmica, construído para substituir a ventilação pulmonar do paciente submetido a anestesia geral. Além disso, também é responsável pelo aporte de gases anestésicos para os pulmões e manutenção da anestesia geral inalatória.

Já o foco cirúrgico de teto, segundo Jordan Pereira, tem como principal função iluminar a área a ser operada de forma efetiva. Quanto aos raios X móveis, são equipamentos importantes para os pacientes que não conseguem se locomover até a sala onde os aparelhos fixos estão instalados.

"Com os novos equipamentos, o exame será realizado no leito. Estamos fazendo um trabalho de atualização do nosso parque tecnológico justamente para otimizar o atendimento dos pacientes do SUS. Paralelo a isso, assim que os equipamentos forem para as unidades, vamos instalar e treinar os profissionais”, enfatizou o coordenador.