Não são apenas os carros que estão se tornando cada vez mais tecnológicos ao longo do tempo. Os pneus também navegam nessa onda e oferecem inovações contínuas aos motoristas que estão mais interessados nas notícias. Um dos conceitos que chamou a atenção do mundo é o conceito do sistema de punção monoquadrada (UPTIS) em português.
Essa novidade, que a Michelin trouxe pela primeira vez em 2017, foi testada e aprovada por aqueles que experimentaram o produto. De certa forma, a grande diferença na UPTIS está em sua capacidade de resolver uma das maiores dores de cabeça do piloto, que é o pneu furado.
De acordo com uma pesquisa da empresa francesa, pelo menos 200 milhões de pneus com vida útil ativa no meio ambiente são eliminados por razões relacionadas à perda ou ruptura de pressão.
Portanto, o objetivo da UPTIS é reduzir essa quantidade e gerar menos impacto no planeta, tendo em vista que sua composição utiliza apenas substâncias renováveis. Além disso, o produto sugere mais segurança nas ruas e certamente menos disruptivo para os motoristas.
A produção de pneus Michelin sem ar e não gravados também se destaca na forma como são produzidos, ainda mais simples do que os modelos tradicionais: a partir de impressoras 3D.
Confira a imagem a seguir da UPTIS que chamou a atenção do mercado internacional:
O desenvolvimento de pneus Michelin sem ar e resistentes a perfurações começou em 2017, há cinco anos, como resultado de uma parceria com a empresa americana General Motors.
Os primeiros testes práticos começaram em 2019, mas outros testes também ocorreram na época, como aconteceu em setembro do ano passado em Munique, na Alemanha. O feedback daqueles que testaram UPTIS foi muito positivo.
Após o lançamento do quadro nas lojas, a Michelin anunciou que o produto estará disponível para os consumidores no final de 2024, quando começa a produção em larga escala desse elemento. A compatibilidade com as rodas atuais do mercado, assim como o preço, ainda não foi revelada.