A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aderiu ao Programa Saúde com Agente, criado pelo Ministério da Saúde para fortalecer a política de Atenção Básica do SUS, e iniciou, nesta semana, uma série de encontros presenciais para uma formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), a fim de aperfeiçoar o processo de trabalho.
O curso, que teve início em outubro de 2022, com a parte teórica no ambiente virtual, conta com a participação de 291 ACS e 95 ACE do município, e acompanhamento de 16 preceptores, todos profissionais da rede municipal qualificados para a realização das atividades propostas.
O objetivo é proporcionar a formação teórica e técnica desses agentes, habilitando-os para atuar na identificação, prevenção e controle das doenças, bem como melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária para a população.
“Com o Saúde com Agente, queremos fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), buscando aprimorar o trabalho dos agentes que são fundamentais nas ações de prevenção e promoção à saúde junto à população, e também a Vigilância em Saúde nas ações de combate às endemias. Queremos que esses profissionais tenham um olhar mais sensível nas suas visitas às residências, nas coletas de informações e orientações”, destacou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira.
O curso é na modalidade a distância e é realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), com duração de 10 meses e carga horária 1.275 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas.
Além da adesão ao programa, a SMS também está fazendo um investimento para aquisição de novo fardamento e ferramentas de trabalho para os agentes, como medidor de pressão arterial automático de braço, glicosímetro e oxímetro de pulsos para os profissionais, pois ao finalizar o curso serão realizadas ações estratégicas de acompanhamento à população.