Peço licença para deixar aqui o meu repúdio sobre esse banho de asfalto na Rua Conselheiro Saraiva, e General Câmara, ambas finalizando a antiga Rua Direita do centro da Sede deste município. A cidade vem perdendo a sua identidade histórica, cultural e artística há 06 décadas precisamente. As ruas no perímetro urbano da Sede em Santo Amaro tem por origem sua pavimentação em pedras de paralelepípedos, trazendo harmonia com o conjunto arquitetônico artístico e cultural da cidade que também vem sendo destruído.
A gestão pública e a sociedade Santoamarense atual, ignora os 466 anos de história da Leal e Benemérita Cidade de Santo Amaro, descaracterizando toda uma história que tinha que ser preservada. O Calçadão na Rua Conselheiro Saraiva (ligando a antiga Rua Direita) que foi realizado na gestão do ex Prefeito Flaviano, outro ato irresponsável para com Santo Amaro.
O asfalto em cidades históricas é contraditório e afronta a sua história. Não se pode fazer em Santo Amaro o que vem sendo feito em cidades vizinhas como Feira de Santana, Conceição de Jacuípe, etc. No município de Feira de Santana o asfalto trouxe um grande progresso nas principais Avenidas do Centro de Feira de Santana: Av. João Durval, Av. Getúlio Vargas, Av. Maria Quitéria, dentre outras. São Avenidas largas e extensas, dando um grande avanço para o progresso em Feira de Santana. Mas em Santo Amaro, tenha paciência! Não cabe a destruição de uma história. Como já dizia o artista Santoamarense Caetano Veloso em um trecho da música Sampa: "Da força da grana que ergue e destrói coisas belas".
O Turismo é um forte avanço para a economia de uma cidade histórica. E em Santo Amaro há décadas vem se perdendo mais esse mercado turístico. Imagine o que vem sendo feito em Santo Amaro-BA, fazer nas cidades de Ouro Preto - MG, Tiradentes - MG, Parati - RJ, Cidades da Chapada Diamantina - BA, São João Del Rei - MG, dentre outras cidades históricas belíssimas desse nosso Brasil?
História e Tradição se preservam e não se destrói! Quem destrói o que tem ancestralidade, pode sofrer os efeitos da revolta da Mãe Natureza. Que DEUS tenha Misericórdia sobre o CÉU DE SANTO. Amém
Por Augusto Paranhos - Santo Amaro/BA, 07.01.2023.