SAÚDE Sergipe
Governo do Estado planeja projeto para interiorização dos serviços voltados à população
Secretários se reuniram nesta quinta-feira, 12, para discutir ações conjuntas para ofertar serviços multiprofissionais nos municípios sergipanos
12/01/2023 14h40
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

O projeto para a interiorização dos serviços especializados ofertados pelas secretarias de Estado da Saúde, Assistência Social e Cidadania, Esporte e Lazer, Políticas para a Mulheres e Comunicação Social foi debatido pelos gestores das pastas. A segunda reunião integrada com os secretários foi realizada nesta quinta-feira, 12.

Além da oferta de serviços de Saúde no interior, o projeto em desenvolvimento também pretende ofertar à população dos municípios sergipanos ações voltadas para o desenvolvimento social e cidadania, políticas públicas, comunicação social, esporte e políticas para as mulheres.

Segundo informou o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, o projeto pretende promover assistência e a integração dos serviços multiprofissionais para cidadãos, através da aproximação de estado e municípios.  

“A saúde não é considerada ausência de doença, mas, sim, o bem-estar biopsicossocial. A transversalidade destas pastas converge sobre isso. Não tem como pensar em saúde sem assistência social, sem outras questões como a própria saúde da mulher. O Governo de Sergipe pretende traçar essas ações complementares, baseado nos indicativos, para chegar mais próximo da população com essas ações multidisciplinares”, disse o secretário.  

A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, salientou que nas próximas reuniões de integração serão apresentados os indicadores dos municípios, para que, posteriormente, sejam definidas as datas das ações e territórios onde serão executadas as iniciativas.  

“Estou muito feliz com a união do secretariado. A gente está fazendo algumas avaliações para iniciarmos os projetos. Queremos, juntos, trazer benefícios à população de uma forma geral, unindo saúde com assistência, com o esporte e outras pastas. Quando unimos essas secretarias para a execução de projetos em prol dos cidadãos, é gratificante. Estamos analisando todos os dados e, provavelmente, na próxima reunião iremos definir questões de datas e regiões. Almejamos que em março seja possível iniciar”, informou.  

Também participaram desta reunião de integração, além dos secretários de Saúde e Assistência Social e Cidadania, a secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia; o secretário Especial de Comunicação Social, Cleon Menezes; e a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas.