CATEGORIA POLICIAL MANIFESTAÇÕES
O Presidente Lula (PT) vetou, nesta quarta-feira 11, trecho de um projeto de lei que avalizaria manifestações políticas de policiais.
CONFIRA ÍNTEGRA DO VETO: A medida, publicada no Diário Oficial da União, acolheu uma recomendação do Ministério da Justiça.
14/01/2023 11h17
Por: Carlos Nascimento Fonte: cartacapital.com.br/

O veto de Lula aponta que a proposta “contraria o interesse público”, uma vez que policiais e bombeiros militares “estão constitucionalmente subordinados aos princípios da hierarquia e da disciplina”.

Ele menciona um artigo da Lei 4.878/1965, a vedar ao policial a promoção de manifestação contra atos da administração, e o Estatuto dos Militares, a também proibir manifestações coletivas por parte dos agentes.

Segundo Lula, o texto ainda “apresenta conteúdo impreciso, em confronto com o arcabouço normativo traçado para as categorias acima identificadas, fato capaz de ensejar múltiplas interpretações ou contradições, e promover insegurança jurídica”.

O veto ocorre em meio a acusações de insubordinação de forças policiais durante os atos de terrorismo que destruíram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal no último domingo 8.

CONFIRA ÍNTEGRA DO VETO