O Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco vem investindo na capacitação do seu corpo funcional, para oferecer um melhor atendimento aos segurados do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde do Estado de Sergipe (Ipesaúde). O curso de primeiros socorros em cardiologia para os profissionais de saúde que atuam no Centro foi a mais recente capacitação. O médico Alexandre Duarte Costa, cardiologista especializado em arritmia cardíaca, foi o convidado para ministrar o curso, que ocorreu no último dia 13.
De acordo com a coordenadora do Centro de Reabilitação, Márcia Fonseca, o treinamento teve o objetivo de preparar a equipe para salvar vidas. "É muito importante estar capacitado para situações de emergência, caso venham a ocorrer em nosso Centro. Uma equipe bem treinada faz a diferença, pode socorrer um beneficiário e salvar sua vida", afirma.
O cardiologista Alexandre Duarte Costa enfatiza que sua aula aborda sobre a importância do reconhecimento da parada cardíaca, através da ausência de pulsos centrais, bem como a desfibrilação precoce. "Apresento como os DEAs [desfibriladores externos automáticos] são necessários nesses contextos. A aula foi bastante participativa e bem recebida pela equipe", avalia o cardiologista.
Vale ressaltar que o Desfibrilador Externo Automático é um aparelho altamente sofisticado, que permite aplicar um choque elétrico controlado no paciente, o que impacta na diminuição de mortes por Parada Cardíaca Súbita (PCS).
Para o fisioterapeuta do Ipesaúde, Luis Filipe Ávila, a experiência foi muito boa, uma vez que o médico apresentou um material atualizado com bastante evidência científica e, também, o aparelho DEA. "No curso, aprendi como manusear o aparelho, pois não conhecia. Agora já estou mais preparado, caso alguma intercorrência venha acontecer aqui no Centro", acentua.