SAÚDE Sergipe
Cresce o número de cirurgias ortopédicas no Hospital de Urgências de Sergipe
Balanço de 2022 aponta que a unidade hospitalar realizou 2.172 cirurgias ortopédicas; aumento dos casos está associado ao crescimento no número de acidentes de trânsito
19/01/2023 17h00
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) realizou, durante o ano de 2022, o total de 2.172 cirurgias ortopédicas. Se comparado a 2021, a unidade hospitalar do Governo do Estado e gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou um aumento de 126 cirurgias. Em 2021, a unidade registrou 2.046 procedimentos cirúrgicos.

O médico ortopedista e referência técnica da ortopedia, Antônio Cabral, explica que esse aumento está associado ao crescimento no número de acidentes de trânsito e, sua grande maioria, diz respeito aos acidentes motociclísticos.

Ele reforça que houve também uma elevação na gravidade das lesões. “O aumento de cirurgias ortopédicas é fruto do aumento no número de acidentes. A grande maioria é com acidentes de moto. Houve também um aumento da gravidade das lesões devido à energia do trauma, como fraturas múltiplas e pacientes politraumatizados. Isso faz aumentar o número de internamentos, o número de dias internado e, também, a quantidade de cirurgias em um único paciente”, explicou.

Ainda segundo Cabral, entre as cirurgias realizadas no Huse, as que chamam a atenção envolvem membros superiores e inferiores, fratura de tíbia e fêmur. De acordo com o médico, esses casos estão mais associados aos acidentes envolvendo motociclistas. “Essas fraturas estão mais expostas justamente nos acidentes de moto, que concentram a maior parte dos registros em Sergipe”, afirmou.

A Sala de Ortopedia do Pronto-socorro do Huse está apta para o atendimento completo do paciente com doença traumato-ortopédica. Cabral reforça, ainda, que o hospital tem profissionais capacitados para atender à demanda de todo estado, e que o Huse sempre prestou um serviço de excelência.

“Eu digo sempre, que o Hospital de Urgências é o porto seguro da saúde em Sergipe. Não tem outro hospital no estado e na vizinhança, incluindo os privados, que tem a multiplicidade de especialidades de plantão que nós temos. Então, quando o paciente dá entrada no Huse tem todo o serviço necessário, porque a unidade hospitalar cumpre com o papel dela”, finalizou.