Com o objetivo de promover ações de prevenção, atividades educativas e aconselhamentos à população sergipana quanto às infecções sexualmente transmissíveis, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desenvolve durante todos os meses ações de testagem na capital e nos municípios. A unidade móvel ‘Fique Sabendo’, do Programa IST/Aids, realizou uma ação durante a Expo Verão, na Orla da Atalaia, nos últimos dias 19 e 20, quando atendeu 128 pessoas e realizou 512 testes de hepatite B e C, HIV e sífilis. Ao todo, houve um caso reagente para hepatite B, um caso para sífilis e um caso para HIV.
O médico e referência técnica do Programa IST/Aids, Almir Santana, ressalta que as ações desenvolvidas pelo estado são de extrema importância para que a população esteja sempre perto do caminho da prevenção.
“Muita gente não conhecia o trabalho da unidade móvel, principalmente turistas, que relataram que no estado deles não possui testagem em locais tão acessíveis, levando a praticidade e um bom atendimento. Foi uma ação bastante produtiva”, frisa o médico.
Mais ações
Na próxima sexta-feira, 27, e sábado, 28, a unidade móvel ‘Fique Sabendo’ estará na cidade de Propriá, participando de uma ação conjunta com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizando preservativos, folhetos informativos e testagem de hepatite B e C, HIV e sífilis.
Já no domingo, 29, no Dia da Visibilidade Trans, a equipe do Programa IST/Aids estará na Associação de Travestis e Transgêneros de Aracaju (Astra) - Direitos Humanos e Cidadania LGBT, em Aracaju, e também disponibilizará testes.