Um Investigador da Polícia Civil da Bahia, será ouvido pela Corregedoria da instituição após usar um boné com o símbolo da Bandeira de Gadsden, durante uma operação da Polícia Civil, em Salvador, que prendeu três homens investigados por assaltos a bancos no interior da Bahia, na manhã desta terça-feira (24).
A Bandeira de Gadsden é amarela, tem o desenho de uma cascavel e a frase "don’t tread on me" ("não pise em mim", em inglês. Ela originou-se na Revolução Americana, mas passou a ser associada à extrema-direita desde que foi adotada pelo Tea Party.
A Polícia Civil informou que o agente, que não teve a identidade divulgada, será ouvido porque o boné está fora do padrão estabelecido em portaria e o símbolo tem conotação política.
A polícia afirmou que o servidor declarou, preliminarmente, não ter conhecimento da apropriação do emblema por grupos extremistas.
Entenda o que é a bandeira
O Tea Party é um movimento social e político dos Estados Unidos, que surgiu da ala radical do Partido Republicano, que mistura libertarianismo, populismo, conservadorismo e ultradireitismo.
Na bandeira, há a representação de uma cascavel, que foi colocada como um símbolo dos nascentes Estados Unidos desde um cartum político criado por Benjamin Franklin, que mostra uma cobra cortada em pedaços que deveria se unir para combater o Império Britânico.
A cor amarela foi sugerida pelo general revolucionário Christopher Gadsen e serviu como emblema dos Fuzileiros Navais Continentais que lutavam pela independência dos EUA. Por causa disso, a bandeira foi batizada com o sobrenome do general.
Na última década, a flâmula passou a representar um símbolo contra a intervenção estatal, principalmente na questão do controle de armas. Além disso, no Brasil, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (Republicanos), postou uma foto em que segura uma arma e a bandeira de fundo em 2017.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (Republicanos), postou uma foto em que segura uma arma e a bandeira de fundo em 2017. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
TEA PARTY
O 'Tea Party' apareceu nas eleições de 2010 e, durantes esses anos de existência, o movimento conseguiu levar o Partido Republicano ainda mais para a direita... mas será que os tradicionalistas da legenda também não enfraqueceram os membros do grupo conservador?
CRISPINIANO DALTRO COMENTA:
Vejo um monte de gente utilizar camiseta com a foto de maconha sem contar com a já tradicional “marcha” e outra coisas e não ser preso ou responder por apologia a coisa nenhuma.
Agora um Investigador de Polícia Civil da Bahia, que uma de suas características no exercício do trabalho é o disfarce, não sendo obrigado a utilizar fardamento militar ou uniforme padrão, até porque não é remunerado para isso, ou recebe "VERBA INDENIZATÓRIA", para custear suas vestes. Esse fato me lembra um cidadão andando pelas ruas de sua cidade e uma fila enorme de gente atrás dele, deixando curioso aquele exército como se tivesse indo algum lugar por ele orientado.
Não foi nada disso, apenas nas costas de sua camiseta estava escrito: "FOLLOW ME", que em português significa "SIGA-ME..." Hoje evito vestir camiseta amarela, principalmente da seleção brasileira, pois posso ser preso pelo DOPS da Corte, como terrorista, antidemocrático. Nem "Valha-me Deus" pode mais nessa terra, pedir, senão vai queimar na fogueira vermelha!
Na Verdade isso me soa perseguição ou assédio e constrangimentos. Sugiro ao policial, apenas declarar que não tem formação em línguas estrangeiras e que esse boné foi comprado por 10 contos num camelô. E depois entra com ação de danos e constrangimento.
Falando em "VERBA INDENIZATÓRIA", aproveitando o gancho, pega essa situação e vamos reivindicar o 14° Salário como Verba Indenizatória, para cobrir o custo anual que temos no exercício da profissão, despesas como uso de celular no serviço, alimentação, pedágios, combustível, sapatos, roupas, academia, canetas, blocos de anotações, etc, para o bom desempenho da função
ISSO SIM QUE É IMPORTANTE PARA SE DISCUTIR.
Por Crispiniano Daltro