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Saúde amplia atendimento informatizado para garantir mais agilidade no atendimento a pacientes do SUS

O sistema Surgency já foi implantado em nove unidades de saúde do Estado, com início do funcionamento em 2021

27/01/2023 às 14h51
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
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Para promover mais celeridade ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), criou o sistema Surgency. O software, que já está em operação em algumas unidades da rede, tem como intuito informatizar o fluxo do paciente, permitindo a criação de um histórico do usuário.

O Surgency está em funcionamento desde 2021 no Hospital da Criança, Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). 

O software também foi implantado em outras unidades de saúde, como o Hospital Pedro Valadares, em Simão Dias; Hospital Regional de Propriá, Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, Hospital de Estância, Hospital Regional de Itabaiana e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Neópolis e Boquim. As próximas ações do NTI serão no Hospital de Glória e UPA Tobias Barreto.

O sistema Surgency permite agilidade no acolhimento do usuário ainda na recepção do hospital, porque é capaz de criar um histórico do paciente com registro da classificação de risco e informações sobre o atendimento do médico. A analista de processos, Bruna Vieira, explica como funcionam os módulos que podem ser encontrados no sistema. 

“Com o objetivo de registrar fichas dos pacientes das unidades assistenciais com perfil de atendimento de urgência e emergência, dividimos em módulos recepção (cadastro de ficha); classificação de risco (registro dos sinais vitais/acolhimento); consultório médico (atendimento/evolução); e censo (inclusão do paciente no leito pronto-socorro e acesso evoluções enfermagem e multidisciplinar). Ou seja, uma análise completa de perfil de atendimento, urgência, emergência e também ambulatorial”, explica. 

Por ter uma interface simples e organizada, as equipes de gestão podem acompanhar o quadro do paciente mesmo não estando na unidade, utilizando celulares, tablets, desktop, entre outros. Ao preencher o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF do paciente, o sistema traz todas as demais informações que estão armazenadas na base do CNS. Isso ocorre porque o sistema é integrado com o Cartão Nacional de Saúde.

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